IAP e prefeitura de Paranaguá retiram 1,5 mil pneus do mangue

27-01-2017 IAP recolhe aproximadamente 600 pneus no mangue de Pa

Um trabalho conjunto entre fiscais do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), agentes da prefeitura de Paranaguá e Guarda Municipal retirou nesta sexta-feira (27) pelo menos 600 pneus velhos que estavam depositados irregularmente em uma área de mangue no município. Na semana passada já houve uma ação, que somada a esta chega a cerca de 1,5 mil pneus. Eles foram retirados nas localidades Porto dos Padres e Jardim Figueira e a fiscalização do IAP continua no local.

Além do dano ambiental, depósito de pneus a céu aberto se torna criadouro do mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zica. Agentes do município encontraram larva do mosquito no local. Os responsáveis pelo terreno foi notificado a comparecer ao escritório regional do IAP de Paranaguá para apresentar documentos e receber as sanções legais e administrativas, que pode ir de uma advertência ao auto de infração. Nesse caso a multa por crime ambiental pode variar de R$ 5 mil a R$ 50 mil, de acordo com o porte da empresa, a quantidade de pneus e possível reincidência.

AMBIENTE E SAÚDE – “Os pneus não devem ser armazenados assim, a céu aberto. Além disso, a empresa responsável pelo depósito deveria procurar os órgãos competentes para obter as autorizações necessárias, tanto para o armazenamento quanto para a destinação correta do material”, afirma Paulo Nogueira, coordenador do IAP no Verão Paraná. “Além do meio ambiente, há danos também à saúde das pessoas. Uma família inteira já pegou dengue aqui”, relatou.

Além do crime por dano ao meio ambiente, o responsável também pode responder por armazenamento incorreto do material que apresenta risco à saúde da população, pois os pneus acumulam água das chuvas e poderia se tornar um criadouro para o mosquito Aedes aegypti. “Estamos com uma ação em conjunto com a Secretaria do Meio Ambiente para fazer a remoção de todos esses dejetos, e também buscamos a ajuda do IAP para multar a pessoa que, dessa maneira irresponsável, coloca em risco a vida de outras pessoas que vivem na região”, explica o secretário de saúde de Paranaguá, Paulo Henrique de Oliveira.

ATERRO SANITÁRIO – Os 1,5 pneus recolhidos na semana passada e nesta sexta-feira serão levados ao aterro sanitário de Paranaguá, que ficará responsável pela destinação correta.

Segundo o secretário de saúde do município, estão sendo feitas ações de remoção de dejetos que possam acumular água parada, mas os agentes de saúde enfrentam problemas como o descaso da população, que volta a despejar resíduos em locais que já foram limpos pelos agentes de saúde.

Compartilhe