Inovação: apresentações de startups finalistas encerram edição do BRDE Labs 2024

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Programa de inovação aberta do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), o BRDE Labs do Paraná encerrou a edição 2024 nesta quarta-feira (27) com pitches das 10 startups selecionadas para a etapa final. Elas apresentaram suas soluções tecnológicas voltadas para o tema “Inovação que Transforma o Amanhã”, nas áreas estratégicas de marketing e vendas, recursos humanos e cultura organizacional, logística, gestão de efluentes e de CO2, gestão de indicadores, entre outros aspectos.

Criado em 2020, o BRDE Labs no Paraná é uma iniciativa do BRDE com a Hotmilk, o ambiente inovador da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, para promover o ambiente de inovação na Região Sul, e conta também com a parceria da Amcham (sigla em inglês da Câmara Americana de Comércio). O programa conecta temas, empresas e soluções inovadoras com startups, a fim de estreitar a relação de negócios com os integrantes da iniciativa.

Pelo BRDE Labs, startups desenvolvem soluções para desafios propostos por empresas âncoras do programa. Nesta quinta edição, teve como empresas âncoras a Aesa, Cartrom Indústria de Embalagens, Herbarium Laboratório Botânico, Innova Agrotecnologia, Metalkraft, Peróxidos do Brasil, Tamarana Tecnologia e Soluções Ambientais e Grupo Vellore e Wap.

  • “O BRDE Labs já é uma história de sucesso e celebra nosso principal objetivo: conectar empresas para gerar negócios. Trazer desafios concretos e startups que pudessem ter suas soluções inovadoras contratadas. E trazer essa conexão é o melhor que podemos entregar ao Estado do Paraná”, comentou o superintendente do BRDE, Paulo Starke.

Coordenadora de Projetos de Inovação da Hotmilk PR, parceria do BRDE Labs desde 2020, Aline Scarpin analisou a jornada do programa. “Saímos do nível de relação cliente e fornecedor e concretizamos uma verdadeira conexão. O programa fomentou o empreendedorismo no Paraná e a cultura de inovação dentro das empresas. Cada edição sempre tem novidade e aprendizados, retroalimentados com novas culturas de cada empresa e cada desafio”.

PROVAS DE CONCEITO – As startups selecionadas fizeram suas POCs (provas de conceito, quando se apresenta uma ideia antes de colocar em prática), que podem resultar futuramente em uma contratação por empresa ligada à solução proposta pela startup.

Nesta etapa final fizeram as apresentações de soluções para o tema proposto as startups Bti Be Tech (líder em soluções tecnológicas para a indústria, especializada na transformação digital para a Indústria 4.0); a Datta Business (plataforma com análise de dados, otimização de IA, planejamento e análise comparativa dos resultados de performance em tempo real), a Driva (empresa de martech, que trabalha com ferramentas e softwares de tecnologia para ações de marketing) e a Dualpixel (serviços e cursos para negócios digitais).

Também apresentaram suas soluções a Hera (automatiza e personaliza processos de RH com IA, alinhado à cultura da empresa), a NBot Labs (desenvolvimento em tecnologia de nanobolhas para destruição de PFAs nocivos, ou seja resíduos sintéticos em produção industrial), a Scoreplan (software para gestão de desempenho de pessoas), a Techer (soluções inovadoras com IA voltada à empresas e indústrias), a Toro (soluções de segurança em Tecnologia da Informação) e a Upskill (plataforma de desenvolvimento de distribuição e comercialização de softwares).

CONECTA DESAFIOS E SOLUÇÕES – Por meio de uma pontuação de gamificação durante o programa, três empresas âncoras se destacaram: Metalkraft, Cartrom Indústria de Embalagens e Grupo Vellore, que receberam troféus, assim como os padrinhos do programa, que acompanham o desempenho das startups, além das próprias participantes dos pitches.

Atílio Telami representante da Metalkraft, empresa automotiva de Quatro Barras, na Região Metropolitana de Curitiba, falou sobre os desafios propostos pelo programa, voltado ao conhecimento das organizações. “Toda a jornada foi de aprendizado e conhecer como funciona a inovação aberta, além das portas da empresa. Entender e tentar vincular os desafios com suas estratégias, algumas delas em construção, através de um programa muito bem estruturado, como é o BRDE Labs”, afirmou. 

No evento, também foi apresentada a palestra com o tema “Inovação não-óbvia” comandada por Lucas Dieter, consultor e gestor de projetos de inovação.

BALANÇO DO PROGRAMA – O BRDE Labs no Paraná é uma iniciativa do BRDE com curadoria técnica da Hotmilk, a fim de promover o ambiente de inovação na Região Sul, e a parceria da AMCHAM (Câmara Americana de Comércio), com propósito de conectar temas, empresas e soluções inovadoras com startups, para estreitar a relação de negócios com os integrantes do programa.

Desde sua implantação o BRDE Labs teve 20 POC´s com 10 startups contratadas. Na edição 2024, foram 118 inscritas, 44 para rodadas de pitch, 15 selecionadas para imersão e as 10 últimas para aceleração. Há a comunidade BRDE Labs, que estabelece uma comunicação contínua de ex-participantes para geração de oportunidades e novidades no ambiente de inovação, por meio de uma plataforma digital exclusiva.

2025 – Para o ano que vem, a equipe do BRDE Labs do Paraná sinalizou mudanças no formato do programa. A primeira proposta ainda vai seguir os padrões habituais, com a seleção de 10 empresas e temática sobre inteligência artificial, mas outro projeto terá como tema Genômica do Agro e uso de deep tech (tecnologia profunda com conhecimento científico).

Este segundo tem a parceria do Governo do Paraná – por meio secretarias estaduais da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e da Inovação, Modernização e Transformação Digital, além da Fundação Araucária -, e Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) do governo federal. Os detalhes desse processo, que prevê subvenção do Estado, ainda estão em elaboração e devem ser anunciados formalmente no Show Rural de 2025, em Cascavel.

Mais sobre o BRDE Labs pode ser conhecido pelo site https://www.brdelabs.com.br/pr/.

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