Há mais de cinco meses a Itaipu Binacional virou um saco de pancada da imprensa e passava por uma das maiores crise de imagem no país e quem pagou a culpa foi a antiga superintendente de comunicação de Itaipu nacional Ana Paula Hedler, que executava o que era ordenado pelo diretor Ênio Verri, que acabou sendo remanejada de carga na binacional.
Hedler saiu da usina em meia uma intensa crise institucional e de imagem enfrentada pela estatal que tem sido alvo de duras críticas por parte desde os diretores especialistas do setor elétrico parlamentares e antigos dirigentes da usina divulgadas em vários órgãos de comunicação como Globo e Valor.
Nos bastidores a principal motivação para a mudança foi acrescente e pressão sobre a comunicação institucional diante de denúncia envolvendo gastos da companhia. Tais recursos, segundo especialistas deveriam ser prioritariamente direcionados para reduzir as tarifas de energia elétrica que impactam cerca de 130 milhões de brasileiros na região Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Em vez disso, as despesas da Usina têm gerado questionamentos sobre a conformidade com os objetivos estabelecidos no Tratado C que rege a binacional.
ESCÂNDALO INTERNACIONAL DA USINA
Além disso, Itaipu se vê envolta em um escândalo internacional após vir a público a denúncia de um suposto caso de espionagem por parte do governo brasileiro. A acusação seria que o Brasil tentou acessar informações sigilosas do lado Paraguai, em meio às negociações do anexo C, que é o acordo que estabelece as bases financeiras da operação hidrelétrica e tarifárias. Está suspeita provocou impasse diplomático e que levou o Paraguai a suspender tratativas em curso agravando ainda mais o cenário.
DISTRIBUIR VERBA E ESCONDER OS GASTOS DA COP-30?

A NOVA E A VELHA SUPERINTENDENTE DE COMUNICAÇÃO STELLA E ANA PAULA.
A jornalista Stella Guimarães é funcionária de carreira da binacional e estava alocada no gabinete da diretoria e coordenou algumas campanhas de comunicação voltada à cultura ética da instituição. A chegada da nova superintendente ocorre o momento decisivo para a usina com a reputação abalada, pressões externas crescentes e negociações sensíveis em andamento.
A expectativa que a nova liderança com essa farta distribuição de verba midiática consiga abafar os gastos exorbitantes da usina no COP-30, em Belém do Pará que ultrapassam mais de R$ 1,3 bilhões em obras, shows, estrutura para apresentações e até financiamento de hotel para autoridades.
No velho estilo petista ele segue a mídia política e não técnica como deveria ser e vários meios foram censurados por esta turbinada da gastança em propaganda.
NOVO EDITAL DA GASTANÇA

GASTOS DE 2024.
A Itaipu Binacional vai destinar mais R$ 5 milhões em patrocínio de projetos na área de esportes. Serão até R$ 35 mil por projeto de abrangência municipal e estadual e até R$ 75 mil por projeto de abrangência nacional e internacional. O edital está disponível na página Patrocínios – ITAIPU Binacional e começou no dia 9 de junho até 18 de julho. O general Girão levantou mais uma vez o assunto nesta semana que Lula da Silva impediu a criação da comissão para fiscalizar contas de Itaipu e que ele gastará R$ 3,5 bilhões apenas neste ano para melhorar a imagem de políticas sociais, de educação e de saúde e também de estatais, como Correios, Caixa e Banco do Brasil.
O USINODUTO ESTÁ COMEÇANDO A TURBINAR A PROPAGANDA NO ESTADO COM ALIADOS E COM QUEM CALA BOCA NO SENTIDO DE COLOCAR PANOS QUENTES EM CIMA DA GASTANÇA DESENFREADA!