Justiça Eleitoral suspende pesquisa da Veritá em Curitiba por problemas metodológicos

imagem-pesquisa-10-1536x1536

A pesquisa eleitoral feita pela Veritá, prevista para ser publicada neste sábado (26), foi suspensa pela Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TER-PR) por apresentar problemas em sua formulação. A decisão com a análise que apontam os problemas técnicos do levantamento foi publicada na noite desta sexta-feira (25) pela Justiça Eleitoral.

A decisão do colegiado do TRE-PR ocorreu após um mandado de segurança cível protocolado pela coligação Curitiba Amor e Inovação, de Eduardo Pimentel. No documento, são apontadas duas irregularidades graves que impedem a divulgação da pesquisa: a ausência e indisponibilidade de especificação de fontes públicas e irregularidades no questionário aplicado aos entrevistados.

“A falta de clareza na demonstração da origem dos recursos e na indicação da fonte de dados de estratificação econômica utilizada no plano amostral de pesquisa eleitoral justifica a suspensão da divulgação da pesquisa”, cita como embasamento um trecho da decisão, assinada pela relatora Claudia Cristina Cristofani.

“Ante o exposto, conheço do Mandado de Segurança e, entendendo presentes os requisitos autorizadores, DEFIRO a liminar requerida, para o fim de suspender a divulgação do resultado da pesquisa registrada sob o nº PR-01759/2024”, conclui o relatório.

Compartilhe