Em comemoração ao Dia dos Professores, o Espaço Cultural BRDE – Palacete dos Leões, vai realizar o lançamento do Haicai (poema conciso, formado de 17 sílabas, ou sons, distribuídos em três versos (5-7-5), sem rima nem título) do Zequinha, personagem icônico da cultura paranaense, no fim da década de 70, quando foram lançados álbuns de figurinhas em todo o estado.
O ilustrador de publicidade editorial e artista plástico, Nilson Müller (Curitiba,1941) e o poeta curitibano Alvaro Posselt, que assinam a autoria do livro “Os haicais do Zequinha”, estarão presentes no Espaço Cultural BRDE a partir das 17 horas dessa terça-feira (15).
Sobre o HAICAI do Zequinha
Em 2021, uma legião de fãs comemorou com saudosismo a volta das figurinhas do Zequinha. Agora em 2024, além de um novo álbum, o Zequinha cruzou as linhas do oriente-ocidente com a publicação do livro Os haicais do Zequinha, sua primeira incursão literária. Essa ponte aérea Curitiba-Japão traz a parceria do ilustrador Nilson Müller e do poeta Alvaro Posselt. Os haicais – poemas de origem japonesa – abordam temas diversos e transitam pelos estilos de haicai praticados no Brasil: tradicional, livre, guilhermino e humor. Dentre eles, quatro poemas sobre Curitiba e uma homenagem a Paulo Leminski e Helena Kolody, representantes do haicai no Paraná juntamente com Alice Ruiz e tantos outros poetas.
Serviço:
Data: 15 de outubro, terça-feira
Horário: Das 17 horas às 20 horas
Local: Espaço Cultural BRDE – Palacete dos Leões
Endereço: Avenida João Gualberto, 530 – Alto da Glória