O candidato a prefeito Maico Gasparini (MDB) disse nesta quinta-feira, 19, que vai criar o BPI (Benefício para a Pessoa Idosa) a partir de 1º de janeiro de 2025 em Itaipulândia. O benefício municipal prevê o auxílio de meio salário mínimo (R$ 754,50) para cerca de dois mil idosos que residem na cidade do oeste do Paraná. “Quem já trabalhou merece uma atenção melhor do poder público. Sabemos que tem a versão federal deste benefício, mas este será exclusivamente do município para as idosas e os idosos que, no caso de Itaipulândia, trabalharam por muito tempo em casa, na lavoura e em outros serviços da cidade”, disse.
“É mais um dinheiro que pode chegar ao comércio, comprar remédios nas farmácias, alimentos nos supermercados. Vai ajudar os idosos da Itaipulândia e ajudar também a movimentar a economia da cidade” completa Maico Gasparini.
Os idosos já têm direito ao BPC do governo federal de um salário mínimo ( R$ 1.412,00) mensal. O benefício federal inclui também os deficientes. Para receber este benefício federal é preciso idade igual ou superior a 65 anos ou qualquer idade para a pessoa com deficiência. “No caso do BPI, o idoso tem que ter 60 anos, registro de nascimento e comprovante de residência”, disse Maico Gasparini.
“Nós precisamos criar políticas, programas e projetos para assegurar os direitos sociais do idoso e condições para promover sua autonomia, integração e participação efetiva na sociedade. O BPI vem a esse propósito que será levado em conjunto com demais ações para os idosos de Itaipulândia”, completou.