A Justiça Eleitoral proibiu a divulgação da pesquisa PPM (Pesquisa, Planejamento e Marketing) pelos candidatos a prefeito Marcelo Rangel (PSD) e o seu candidato a vice-prefeito Sebastião Mainardes Júnior (PL), e pelos veículos de comunicação Rede Massa e Diário dos Campos imediatamente.Também foi proibida a divulgação da pesquisa “por quem quer que seja” sob pena de multa.
Também foi determinado que sejam retirados do ar propagandas com os números da pesquisa das redes sociais de Marcelo Rangel e Sebastião Mainardes.
“Os questionários aplicados não indicam o número da pesquisa a que se referem, a identificação de entrevistadores e entrevistados, as perguntadas estimuladas ou para segundo turno. Logo, fica impossibilitada a verificação e fiscalização da coleta de dados. O perigo de dano é evidente, haja vista a influência que as pesquisas exercem em relação ao eleitorado”, apontou o juiz Antônio Acir Hrycyna, da 139ª Zona Eleitoral de Ponta Grossa, em sua decisão a pedido da Coligação ‘A Força da Verdade’, da prefeita e candidata a reeleição Elizabeth Schmidt (União).