A Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) para o biênio 2017-2018, com término da gestão em 31 de janeiro de 2019, acaba de ser empossada no Plenário da Alep.
O Legislativo continuará sendo comandado pelo deputado Ademar Traiano (PSDB), que seguirá na Presidência, assim como ocorrerá com a 1ª Secretaria, onde permanece o deputado Plauto Miró Guimarães (DEM). A Comissão Executiva ainda é composta pelo deputado Jonas Guimarães (PSB), como 2º Secretário.
As novidades na composição da nova Mesa são os deputados Guto Silva, como 1º vice-presidente, e Wilmar Reichembach, como 3º secretário.
Integram ainda a Mesa Diretora os deputados André Bueno (PSDB) – 2º vice-presidente; Gilberto Ribeiro (PRB) – 3º vice-presidente; José Carlos Schiavinato (PP) – 4º secretário e Adelino Ribeiro (PSL) – 5º secretário.
Eleição – A sessão especial que elegeu a nova Mesa Diretora aconteceu em 17 de outubro de 2016. Na ocasião, a chapa “Parlamento Forte” foi eleita com 48 votos favoráveis e nenhum contrário. Houve duas abstenções e três ausências. Já o presidente Ademar Traiano (PSDB) não votou por estar presidindo a sessão de eleição da Mesa.
Após o resultado da eleição, o presidente reeleito, deputado Ademar Traiano (PSDB), destacou a transparência dos atos do Legislativo como ponto forte da atual gestão, além da valorização dos servidores e a aberturada da Assembleia para uma maior participação da população. “Faço aqui um balanço altamente positivo desses dois anos de gestão. Procuramos ao longo do período mudar totalmente aquilo que a opinião pública tinha em relação à Assembleia. Procuramos dar uma nova identidade abrindo muito mais a Casa para a sociedade. Tivemos aqui uma frequência extraordinária de estudantes conhecendo a vida do Parlamento. Mudamos a forma de condução das ações administrativas, permitimos aos senhores deputados grandes avanços e estabelecemos uma relação com os servidores da Casa que hoje, imagino eu, é motivo orgulho de todos esses servidores”, relatou Traiano.