A ministra Cármen Lúcia, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), e a ministra Rosa Weber, também do Supremo e presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), fizeram apelo nesta segunda-feira, dia 20, para que as mulheres exerçam seu direito a voto com consciência, de modo a aumentar a participação feminina na política. As duas participaram do seminário “Elas por Elas”, organizado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), sobre a temática da mulher no poder estatal e na sociedade. As informações são da Rádio CBN/Maringá.
Durante o evento foi comemorado o fato inédito de mulheres ocuparem nesta semana, simultaneamente, os cargos máximos de cinco órgãos de Justiça brasileiros. Participaram do do evento a presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Cármen Lúcia; a presidente do Superior Tribunal Eleitoral (TSE), Rosa Weber; a presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Laurita Vaz; a procuradora-geral da República, Raquel Dodge, e a advogada-geral da União, Grace Mendonça.
Durante o encontro, a presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Rosa Weber, disse que as mulheres são sub-representadas na política. Segundo a ministra, embora as mulheres representem 52% do eleitorado, o número de candidaturas femininas nas eleições de outubro ficou próximo do mínimo de 30% exigido pela legislação eleitoral.
“Há uma verdadeira sub-representação feminina na política brasileira, sem falar nas candidaturas laranjas, fantasmas ou fictícias, de mulheres que não tiveram um voto sequer, nem o delas mesmas”, afirmou a ministra.