O Ministério Público protocolou denúncia contra o presidente do PT-RJ, Washington Quaquá, ao procurador-geral de Justiça do Rio de Janeiro, Marfan Vieira. A representação foi feita após Quaquá, que é prefeito de Maricá (RJ), defender publicamente “dar porrada” contra os adversários políticos. As informações são d’O Globo.
Horas depois de o ex-presidente Lula discursar no Rio de Janeiro pedindo que os petistas não fujam do embate com a oposição, mesmo que para isso tenham que recorrer à briga, Quaquá usou o Facebook para convocar a militância a “pagar com a mesma moeda” dos “burguesinhos” qualquer ataque que sofrer. “Agrediu, devolvemos dando porrada!”, propôs.
Na terça-feira, uma manifestação em frente à sede da ABI, no Rio, em favor da Petrobras, terminou em tumulto, com socos e pontapés. De noite, vídeo postado nas redes sociais mostrava Guido Mantega hostilizado no saguão do Hospital Albert Einstein, em São Paulo, enquanto internava sua mulher.
Quaquá afirmou que a mensagem que publicou no Facebook foi a forma que encontrou para mostrar descontentamento com o grupo que havia hostilizado o ex-ministro da Fazenda. Na postagem, o petista acusa os adversários de falso moralismo e de “quererem achincalhar um partido (PT) e uma militância.” O comentário do presidente regional do PT é acompanhado da foto de Mantega e do link de uma reportagem sobre o episódio no hospital.