Municípios do litoral terão plano de ação em apoio na Operação Verão

Praia Brava de Caiobá PR

A coordenadora de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Estadual da Saúde, a médica Acácia Nasr, adiantou nesta terça-feira, 7, que a Operação Verão prevê apoio aos municípios com populações flutuantes no litoral do Paraná.

Acacia Nasr explicou na reunião da Frente Parlamentar de Enfrentamento ao Coronavírus que estão previstas ações de atendimento médico hospitalar  nos sete municípios do litoral até o fim do verão. “Disponibilizamos para a Operação Verão 100 mil testes de antígeno. Estivemos em Brasília solicitando mais testes e faremos a distribuição ao litoral assim que cheguem”, disse.

O prefeito de Guaratuba, Roberto Justus (DEM), cobrou orientações técnicas sobre as medidas que as cidades do litoral devem tomar durante a temporada de verão. “Temos uma situação diferente do que aconteceu no começo da pandemia. Temos medidas de flexibilização que nos deixam confusos sobre o que fazer no réveillon. Os números de casos e mortes no país só caem. Não fossem as notícias envolvendo a nova cepa, tudo convergiria para o relaxamento e a queda da necessidade do uso de máscaras”.

Decisão segura – 
“Me reuni com prefeitos de Matinhos e Pontal do Sul para disDecisãocutir o que fazer, com decisões seguras e bem ancoradas, mas sinto falta de argumentos técnicos para saber o que fazer frente a esta onda de flexibilizações que vivemos em nosso país”, ponderou o prefeito.

A mesma preocupação foi demonstrada pelo deputado Nelson Justus (DEM). “Precisamos errar o mínimo possível, nos guiar pela ciência, pelo bom senso e equilíbrio. A participação desta comissão será muito forte, porque terá influência nas decisões que o Poder Executivo terá que tomar. Ao tempo que precisamos nos preocupar com a saúde, temos que nos preocupar com aqueles que se prepararam o ano inteiro para receber os visitantes”, frisou.

O deputado Nelson Luersen (PDT), a deputada Cristina Silvestri (CDN) e o deputado Arilson Chiorato (PT) também demonstraram preocupação com a o aumento da população em regiões turísticas durante o verão. Participaram da reunião ainda: Emanuel Maltempi, coordenador da Comissão de Enfrentamento do Coronavírus da Universidade Federal do Paraná (UFPR); e Helisson Faoro, do Instituto Carlos Chagas da Fiocruz.  

Compartilhe