O governador Beto Richa disse nesta quarta-feira (7), durante o desfile em comemoração ao Dia da Independência, em Curitiba, que a data merece uma profunda reflexão da situação que passa o Brasil. “É preciso apreciar esse momento importante para refletirmos sobre o futuro do nosso país e nos unirmos na reconstrução do Brasil, que é forte e o orgulho de todos nós”, afirmou Richa, que estava acompanhado da secretária de Estado da Família e Desenvolvimento Social, Fernanda Richa.
O governador falou ainda do patriotismo e disse que esse é um momento de pacificação nacional. “O Brasil passa por uma crise e é hora de nos unirmos para sair dela”, afirmou. O desfile, que foi aberto pelo governador e pelo general José Luiz Dias Freitas, comandante da 5ª Região Militar do Exército, reuniu unidades do Exército, Marinha, Aeronáutica, Polícia Militar, Polícia Civil e Guarda Municipal de Curitiba, além de diversas instituições civis, entre escolas municipais e estaduais e outras entidades sociais.
O desfile cívico-militar teve a participação de três escolas da rede municipal de ensino, 12 escolas da rede pública estadual e 18 entidades civis, que abriram o desfile. O principal objetivo do tradicional desfile cívico-militar é cultuar o “Dia da Pátria”, além de cultuar valores de civismo, amor à Pátria, liberdade e soberania do povo brasileiro.
Após o desfile militar, o governador participou da solenidade da extinção do fogo simbólico da pátria.
O comandante da 5ª Divisão de Exército, general-de-divisão José Luiz Dias Freitas, disse que o desfile é um momento importante para população recordar a história do Brasil e conhecer melhor o trabalho das Forças Armadas. “Uma grande oportunidade para demostrar patriotismo pela nação brasileira. Muito bom ver a presença de muitas crianças e jovens”, afirmou.
Freitas afirma que já participou de diversos desfiles pelo Brasil e que esse vai ficar marcado na sua memória pela grande participação de entidades civis e militares. “Uma dos melhores do que já vi, um momento único para cidade. Vou levar para memória pelo resto da vida”, afirmou.
Durante o desfile, foi feito um retrospecto da história brasileira dos tratados de Tordesilhas ao período democrático. O desfile deste ano, promovido pelo Governo do Estado em cooperação com as Forças Armadas, comemora os 194 anos da Independência do Brasil.
A segunda etapa da cerimônia foi o desfile militar. Foram aproximadamente quatro mil soldados e veículos do Exército, Marinha e Aeronáutica, além dos ex-combatentes da heroica Força Expedicionária Brasileira (FEB). Policiais civis e militares também desfilaram pela Avenida Cândido de Abreu.
Além dos efetivos que desfilaram a pé, houve o desfile da linha de bandeiras históricas, o desfile de viaturas e blindados. Tropas a cavalo finalizaram a ação cívico-social.