Comitiva brasileira na RAE (da esq. para a dir.): Celso Torino, Gen. Ferreira, Maximiliano Orfali, Paulo César, Túlio Machado, Juliano Portela, Antonio Augusto e Ubirajara. Foto: Divulgação/Itaipu Binacional
Uma comitiva de executivos do setor elétrico brasileiro está na Cidade do Panamá, no Panamá, para participar da 56ª edição da RAE – Reunião de Altos Executivos da Comissão de Integração Energética Regional (CIER). Fazem parte do grupo o diretor-geral brasileiro da Itaipu, general João Francisco Ferreira, que é presidente do Bracier – comitê brasileiro da CIER; o diretor técnico executivo, Celso Torino, que ocupa o cargo de vice-presidente de Geração do Bracier; e Juliano Portela, assistente da Diretoria Técnica e secretário executivo do Bracier.
REFIS 2021
O prefeito de Foz do Iguaçu, Chico Brasileiro (PSD), enviou à Câmara de Vereadores projeto de lei que amplia as vantagens do Refis 2021 e prorroga o prazo até 29 de dezembro. O pedido do prefeito deve ser votado nas primeiras sessões ordinárias de dezembro, em regime de urgência. Os débitos podem ser parcelados em até 120 vezes. Outra opção vantajosa é o pagamento à vista, com descontos de multas e juros de mora de 90% até o dia 29 de dezembro.
PERIMETRAL LESTE
A Justiça Federal fez um mutirão com 64 audiências para conciliação sobre a desapropriação de terrenos localizados no trecho em que será construída a Perimetral Leste em Foz do Iguaçu. O DNIT elaborou um laudo prévio em cada uma das áreas, com a perícia e avaliação dos imóveis dentro das normas técnicas estabelecidas pelo governo federal. Ao todo, a área que será desapropriada compreende 3 km dos 15 km de extensão que a Perimetral Leste terá, cobrindo os trechos da Avenida General Meira até o encontro com a BR-469.
MATERIAL ESCOLAR
O prefeito Chico Brasileiro (PSD) anunciou o credenciamento de papelarias e empresas afins, no centro e nos bairros, que estarão aptas a receber o cartão da criança escolar e fornecer material para 27 mil alunos das escolas e centros municipais de educação infantil de Foz do Iguaçu. Chico Brasileiro também assinou a licitação para compra de 1,5 mil tablets aos estudantes do quarto ano e todos os professores da rede pública municipal infantil de ensino.
CAPITANIA FLUVIAL
A Capitania Fluvial do Rio Paraná celebrou 81 anos de atuação em Foz do Iguaçu. A data, na segunda-feira (22), foi lembrada em ato com a presença de várias autoridades civis e militares da região. “A Capitania Fluvial do Rio Paraná materializa a presença da Marinha do Brasil no Oeste do Estado, ao longo de uma cronologia histórica, que vem desde o decreto de criação em 1924”, lembrou o comandante da capitania, Carlos Eduardo Felipe de Freitas Silva.
SOCORRO ANIMAL
Está tramitando na Câmara Municipal projeto de lei que torna obrigatório motoristas que atropelarem animais a prestar socorro imediato. O projeto considera infração administrativa tanto do condutor como do passageiro do veículo deixar de fornecer assistência rápida ao animal atropelado. O objetivo é resguardar a proteção animal no município ao coibir a omissão de socorro. Os cidadãos podem opinar sobre a proposta na página da Câmara municipal.
FOZ À CHILE
No dia 16 de dezembro, Foz do Iguaçu voltará a contar com voos diretos para Santiago, no Chile, pela companhia JetSmart. A data marcará o retorno da companhia ao Brasil, paralisado desde março de 2020. Serão duas opções de voos semanais, nas quintas feiras e domingos. Os valores dos bilhetes podem ser consultados diretamente no site da companhia (https://www.jetsmart.com/br/pt/).
OBRAS DO GRAMADÃO ENTRAM NA RETA FINAL PARA AGITAR NATAL
Operários das obras da reforma do Gramadão da Vila A e prestadores de serviços envolvidos com a montagem das atrações do Natal de Águas e Luzes de Foz do Iguaçu atuam de forma coordenada para que tudo esteja pronto para o início dos eventos no local, no próximo dia 4 de dezembro. Ao todo, mais de 100 pessoas trabalham no local. Oficialmente, a programação do Natal terá abertura no dia 1º de dezembro, na Praça da Paz, área central da cidade.