NO ÚLTIMO ANO DE MANDATO: RATINHO JR. VAI DEIXAR A MARCA DO MENOR IPVA DO BRASIL NO PARANÁ

FHFDHFHH

Agora é lei ( nº 22.645/2025 ): o Paraná tem o menor IPVA do Brasil!

A nova alíquota do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores foi reduzida de 3,5% para 1,9% do valor venal de automóveis, motocicletas e caminhonetes nesta terça-feira (23) após a sanção pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior, em Curitiba. A medida beneficia cerca de 3,4 milhões de proprietários de veículos em todo o Estado, que pagarão 45% a menos de imposto anualmente.

AUMENTO DOS EMPLACAMENTOS:

A lei que reduziu o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de 3,5% para 1,9% provocou um aumento de até 104% nos emplacamentos nas maiores cidades paranaenses. O período de análise abrange os 10 dias antes e os 10 dias depois do anúncio do Governo do Estado sobre a diminuição da alíquota, em agosto. A medida beneficiará 3,4 milhões de proprietários de veículos a partir de 2026, com uma redução de 45% no valor do imposto.

Dados do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR) mostram que os 15 maiores municípios do Estado registraram alta no número de emplacamentos na comparação entre os dois períodos. A mais significativa delas foi registrada em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), com crescimento de 104,8%, passando de 351 para 719 veículos registrados no município. O dia com maior número de emplacamentos foi 26 de agosto, seis dias após o anúncio do governador sobre o IPVA.

MUNICÍPIOS TEM NOVOS VEÍCULOS

Cerca de 86% dos municípios paranaenses registraram emplacamento de novos veículos nos 10 dias que sucederam o anúncio de redução da alíquota do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), feito pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior em 20 de agosto e com lei sancionada nesta terça-feira (23), após aprovação da Assembleia Legislativa. Das 399 cidades, 345 tiveram automóveis emplacados, contra 330 nos 10 dias anteriores ao anúncio.

Na comparação entre os dois períodos, 41 municípios que não haviam registrado emplacamentos entre 10 e 19 de agosto tiveram ao menos um veículo registrado de 20 a 29 do mesmo mês. Dentro desse recorte, Indianópolis, na região Noroeste, teve 24 emplacamentos, sendo 20 em um único dia. A cidade tem uma população estimada de 4.544 habitantes, segundo a última estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Compartilhe