Nova Esperança e Paranavaí: Industriais da mandioca são vitoriosos nas eleições municipais

CFSDDSFE

Em duas cidades do Paraná o setor da mandiocultura estará gerindo os destinos municipais com a vitória de industriais para o cargo de prefeito – Nova Esperança e Paranavaí.
Situadas no noroeste para paranaense, tanto Nova Esperança como Paranavaí tem base sólida na economia local a produção agrícola da mandioca e a industrialização de seus produtos e subprodutos.
Em Nova Esperança João Eduardo Pasquini venceu as eleições pelo PL (com 9.060 votos – 61,59%), sendo o presidente do Sindicato das Indústrias de Mandioca do Paraná (SIMP) e dirigente da Amidos Pasquini, tendo sido presidente da Associação Brasileira de Produtores de Amido de Mandioca (ABAM).
Em Paranavaí o industrial Mauricio Gehlen ganhou a eleição pelo PSD (com 29.496 votos – 66,64%), e é o dirigente da indústria Podium Alimentos com unidades no Paraná e Bahia, tendo atuado como presidente da Associação Comercial e Empresarial de Paranavaí (Aciap) e Associação do Distrito Industrial de Paranavaí.
O setor da mandiocultura, segundo o DERAL/SEAB, plantou este ano no Paraná 139,7 mil hectares e com estimativa de colheita de 3,7 milhões de toneladas, sendo 20% do total a ser produzido no Brasil e seu segundo maior produtor estadual, com Valor Bruto de Produção de 3,2 bilhões de reais no ano passado (idêntico ao trigo paranaense).
A indústria da mandioca mostra sua força política e isso trará resultados significativos para o setor com mais investimentos em pesquisa pela Embrapa, IAPAR/IDR e universidades e principalmente tratamento tributário adequado pelos governos federal e estadual, agregando valores à produção industrial.

Compartilhe