Um novo levantamento do Paraná Pesquisas, contratado pela Band Paraná divulgado na terça-feira (14), mostra que o vice-prefeito Eduardo Pimentel lidera a disputa para a prefeitura de Curitiba nas eleições de 2024, sem a presença de Deltan Dallagnoll (NOVO) e com a entrada de Roberto Requião (MOB) na disputa. Esta nova pesquisa com estes fatores acabou com empate técnico entre os quatro pré-candidatos que lideravam a corrida e mexeu no tabuleiro eleitoral na capital, fortalecendo a posição de Pimentel que lidera tanto na estimulada como na espontânea.
As andanças e aparições com os maiores cabos eleitorais da cidade e do estado, tem impactado relativamente no posicionamento de Eduardo nos últimos levantamentos.
Eduardo Pimentel (PSD) definitivamente se descolou bem à frente de Luciano Ducci (PSB), que agora aparece em segundo, em uma situação bem mais desconfortável embolado com Ney Leprevost (União) e Roberto Requião (Mobiliza) num segundo esquadrão. As mudanças também colocaram o ex-governador Beto Richa bem atrás, se distanciando dos outros concorrentes, ficando mais para um terceiro grupo junto com Paulo Martins (PL), Goura (PDT), Cristina Graeml (PMB), Luizão Sol) e Zeca do PT.
SUPRESA e TRISTEZA PARA O TIME DE DUCCI
A surpresa sem dúvida desta pesquisa é Requião que apareceu com 11 %, com dois dígitos, mas ainda não sofreu o desgaste e a repercussão da Operação da Polícia Federal, que esteve atrás do irmão, Eduardo Requião, por evasão de divisas no dia 9 de maio. O candidato do Mobiliza já deve estar no limite ainda mais que está num partido nanico sem tempo de TV e sem recursos, o que trará dificuldade em fazer a campanha contra os partidos mais fortes de fundo e de representatividade.
A pedra do sapato revelada nesta pesquisa é a redução de votos de Ducci, em cenários que está a presença de Requião. Sem o boquirroto ele têm alta expressiva nos números, mas mesmo assim ainda fica em segundo lugar. A única coisa certa atualmente é que se a eleição fosse hoje, em qualquer dos cenários apresentados pela Paraná Pesquisas, ninguém venceria no primeiro turno e que neste embalo o único garantido seria o candidato do PSD.
A vingança de Requião contra o Partido dos Trabalhadores já tem nome: “TIRAR DUCCI DO SEGUNDO TURNO”!
NÚMEROS DO CENÁRIO ESTIMULADO 1: (COM TODOS)
SE AS ELEIÇÕES PARA PREFEITO DE CURITIBA FOSSEM HOJE E OS CANDIDATOS FOSSEM ESSES, EM QUEM O(A) SR(A) VOTARIA?
Eduardo Pimentel: 22,9%
Luciano Ducci: 13,1%
Ney Leprevost: 12,8%
Roberto Requião: 11%
Beto Richa: 8,1%
Paulo Martins: 6,5%
Goura: 5,4%
Cristina Graeml: 2,3%
Luizão Goulart: 1,4%
Zeca Dirceu: 0,8%
Samuel de Mattos: 0,4%
Andrea Caldas: 0,1%
Não sabe/ Não respondeu: 5,4%
Nenhum/ Branco/ Nulo: 10%
NÚMEROS DO CENÁRIO ESTIMULADO 2-(SEM REQUIÃO E PAULO MARTINS)
SE AS ELEIÇÕES PARA PREFEITO DE CURITIBA FOSSEM HOJE E OS CANDIDATOS FOSSEM ESSES, EM QUEM O(A) SR(A) VOTARIA?
Eduardo Pimentel: 28,5%
Luciano Ducci: 19,9%
Ney Leprevost: 19,3%
Beto Richa: 10,6%
Luizão Goulart: 2,1%
Não sabe/ Não respondeu: 6,3%
Nenhum/ Branco/ Nulo: 13,4%
NÚMEROS DO CENÁRIO ESTIMULADO 3- (SEM BETO RICHA, REQUIÃO E PAULO)
SE AS ELEIÇÕES PARA PREFEITO DE CURITIBA FOSSEM HOJE E OS CANDIDATOS FOSSEM ESSES, EM QUEM O(A) SR(A) VOTARIA?
Eduardo Pimentel: 30,4%
Ney Leprevost: 22,8%
Luizão Goulart: 2,5%
Não sabe/ Não respondeu: 6,5%
Nenhum/ Branco/ Nulo: 15%
NÚMEROS DE REJEIÇÃO – PESQUISA ESTIMULADA
Se as eleições para prefeito de Curitiba fossem hoje, em qual/quais desses candidatos o(a) Sr(a) NÃO VOTARIA DE JEITO NENHUM?
Beto Richa: 56,3%
Roberto Requião: 41,3%
Zeca Dirceu: 17,5%
Luciano Ducci: 16%
Goura: 12,1%
Ney Leprevost: 12%
Eduardo Pimentel: 10,8%
Paulo Martins: 10,8%
Luizão Goulart: 10,3%
Samuel de Mattos: 10,3%
Cristina Graeml: 9,9%
Andrea Caldas: 9,4%
Não sabe/ Não respondeu: 7,8%
Poderia votar em todos: 3,1%
PESQUISA : Contratada pela Band Paraná, a pesquisa, registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o n.º PR-01291/2024, ouviu 800 eleitores entre os dias 8 e 13 de maio. O grau de confiança é de 95%. A margem estimada de erro é de 3,5 pontos percentuais para os resultados gerais.
LIDERANÇAS COMEÇAM A DAR RESULTADOS:
As lideranças como Ratinho Jr, Bolsonaro, Greca e Lula começaram a dar o verdadeiro impacto nas eleições em Curitiba.O levantamento da Paraná Pesquisa questionou aos eleitores sobre a indicação de lideranças na decisão de escolher o candidato a prefeito.
Segundo a pesquisa, 31,1% votaria com certeza em um candidato indicado pelo governador Ratinho Jr (PSD), 42,8% afirmou que poderia votar em um candidato indicado por ele e 22,6% jamais votaria em uma indicação do governador.
Uma coisa que ainda se confirma em Curitiba é a influência do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), aonde 26,6% dos entrevistados disseram que votariam com certeza em um candidato indicado por ele, enquanto 28,7% poderia votar e 43% jamais votariam em um indicado por ele.
Quanto ao prefeito Rafael Greca 27,1% afirmaram que votariam com certeza em um candidato indicado pelo atual prefeito e 47,3% poderia votar, enquanto 21,8% jamais aceitaria a indicação dele.
O peso do presidente Luiz Inácio Lula Silva (PT) na eleição curitibana é o menor. Apenas 12,4% dos entrevistados afirmaram que votariam em um político indicado pelo petista, 23,1% poderia votar e 61,3% jamais votaria.
PESQUISA : Contratada pela Band Paraná, a pesquisa, registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o n.º PR-01291/2024, ouviu 800 eleitores entre os dias 8 e 13 de maio. O grau de confiança é de 95%. A margem estimada de erro é de 3,5 pontos percentuais para os resultados gerais.