O CENTRÃO E AS PESQUISAS

XCSDFSD

O segundo turno das eleições do último domingo (27) deram recados ao PT de Lula e ao PL de Bolsonaro.

Eles não estão mais na polarização das escolhas de candidatos no país. Mesmo com recados diretos aos militantes em vídeos, passeatas de apoio aos candidatos dos partidos, a garantia do curral eleitoral foi por água abaixo.

Só para se ter uma ideia, o PL de Jair Bolsonaro elegeu quatro prefeitos em capitais, sendo o melhor resultado desde o surgimento do partido. Foram dois no primeiro turno e dois no segundo turno. O partido do ex-presidente vai governar João Pessoa, com JHC, Rio Branco, com Tião Bocalom, Aracaju, com Emília Corrêa e Cuiabá, com Abílio Brunini, mas nessa vitória está embutido o nome de governadores que estiveram atuando por trás de outros partidos.

 Já o PT de Lula da Silva ganhou apenas uma prefeitura que é Fortaleza. Lá na capital cereanse, Evandro Leitão foi eleito prefeito com 50,38% dos votos válidos, contra o candidato André Fernandes, do PL, com uma diferença de apenas 0,76%. Apesar do resultado fraco, houve uma melhora para a performance do PT, que não vencia em capitais desde 2016.

As eleições de 2024 ficaram marcadas pela força dos governadores, principalmente por causa da máquina pública e das alianças costuradas por Ratinho Jr. (Paraná), Tarcísio de Freitas (São Paulo), Ronaldo Caiado (Goiás) e Helder Barbalho (Pará), que saíram vitoriosos ao conseguir eleger seus apadrinhados nas capitais.

Ficou explicito que as eleições municipais deram vitória a uma direita que representa o campo conservador mais pragmático, desvinculando dos líderes maiores do país e que estavam em evidência nestes últimos 6 anos. A direita sai com muita força deste pleito de 2024 e já pensa seriamente nas eleições nacionais de 2026.

Uma coisa ficou muito bem definida com as votações recebidas e a própria esquerda já sabe que o PT está em fragmentação partidária sem novos líderes. Um partido em decadência e na zona de rebaixamento após mais algumas derrotas vergonhosas mesmo com partido aliados em vários lugares do Brasil.

Devemos ressaltar neste pleito alguns institutos de pesquisas que acertaram quase números iguais aos das urnas, uma situação que em 2022 não foi bem assim, mas desta vez temos que reconhecer o trabalho com seriedade pelos mais conhecidos no Brasil.

    O ELEITOR AGRADECE!

                                                                                                      A DIREÇÃO

Compartilhe