Foi realizado hoje na B3, o leilão do Ministério de Portos e Aeroportos e da ANTAQ para a concessão do canal de acesso aquaviário ao Porto de Paranaguá, no Paraná.
Esse é o primeiro projeto de concessão a um canal de acesso brasileiro, com estimativa de investimento de R$ 1,2 bilhão ao longo de 25 anos. O contrato também prevê a possibilidade de prorrogação da concessão por até 70 anos.
O Consórcio Canal Galheta Dragagem, composto por FTS Participações Societárias S.A, Deme Concessions NV e Deme Dredging NV, conquistou a concessão após atingir o valor máximo de desconto sobre a tarifa de referência pré-leilão, de 12,63%, e apresentar R$ 276 milhões de outorga inicial.
“Temos concessões em portos, aeroportos, rodovias, ferrovias, petróleo e gás e saneamento. Tudo isso está reproduzindo o crescimento econômico da economia brasileira, um crescimento sustentável, que visa o equilíbrio das contas públicas e está gerando emprego”, afirmou Silvio Costa Filho, ministro de Portos e Aeroportos.
“Acessos (aquaviários) melhores significam uma operação mais eficiente no porto, menores custos logísticos, mais competitividade para os produtos brasileiros e comida mais barata na mesa da população. Hoje estamos aqui num marco, o primeiro leilão de canal de acesso aquaviário. Essas concessões de canal de acesso significam que vamos promover também uma dinamização do próprio setor de dragagem no país”, disse o diretor-geral da ANTAQ, Frederico Carvalho Dias.
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