O Paraná passou a ter o maior terminal portuário em capacidade de movimentação de contêineres do País.

O governador Carlos Massa Ratinho Júnior inaugura nesta quinta-feira (10) , o viaduto da BR-277 e as obras de ampliação do Terminal de Contêineres de Paranaguá (TCP).
Paranaguá, 09/10/2019 -  Foto: Geraldo Bubniak/AEN

O governador  inaugurou nesta quinta-feira (10) as obras de ampliação do Terminal de Contêineres de Paranaguá (TCP), que aumentarão o potencial de operação em 66%, passando das atuais 1,5 milhão TEUs/ano para 2,5 milhões. O investimento de R$ 550 milhões, feito pelo TCP, é o maior do Brasil no setor portuário dos últimos cinco anos e garante capacidade para 
atender a demanda de mercado brasileiro pelos próximos 30 anos. O  contrato prevê outros R$ 548 milhões em melhorias até 2048.

O Porto de Santos ainda movimenta mais TEUs/ano, mas em mais de um terminal.

As novas estruturas vão empregar 250 pessoas, além de ter gerado 1.200 
empregos diretos e indiretos na construção. Os Portos do Paraná 
manejam cerca de 53 milhões de toneladas com apenas quatro quilômetros 
de cais. Neste ano já foram exportados 650 mil contêineres.

Os investimentos chineses, destacou Mário Povia, diretor-geral da 
Agência Nacional de Transportes Aquaviários, levaram em conta o 
potencial de crescimento dos portos do Paraná nos próximos anos e são 
inéditos no País.

“É o primeiro terminal em operação nesses moldes com um parceiro 
chinês, que é altamente seletivo. O Paraná vem se repaginando de uma 
matriz agrícola para uma matriz altamente industrializada. É outra 
questão de fundo emblemática a ser comemorada junto a esses 
investimentos”, comentou. “É um Estado promissor do ponto de vista dos 
novos negócios. É um piloto que pode se replicar em outros terminais 
do Paraná e também do Brasil”.

O diretor institucional do TCP, Juarez Moraes e Silva, ressaltou que 
Paranaguá é o segundo porto em movimentação do País. “Isso acontece 
porque a iniciativa privada acredita no Estado. Temos uma cadeia 
produtiva que sinaliza novos investimentos nesse setor”, disse ele.

INVESTIMENTOS – As obras entregues nesta quinta incluem o novo berço 
218, que aumenta o cais de atracação de navios de 879 metros para 
1.099 metros, além da ampliação da retroárea de 330 mil metros 
quadrados para quase 500 mil metros quadrados. Isso significa mais 
flexibilidade a importadores e exportadores em suas operações e 
permite que navios fora de janela tenham ajustes no atraso, seguindo o 
cronograma de atracação em outros portos na costa brasileira.

O novo berço também recebeu novos guindastes para movimentação de 
contêineres. O TCP adquiriu dois portêineres chineses, considerados os 
maiores do Brasil em operação, com 66 metros de lança e 50 metros de 
vão-livre a partir do trilho, com possibilidade de alcançar até 24 
fileiras no navio. Com isso, o TCP passa a contar com oito guindastes 
e capacidade para operar navios de até 366 metros de comprimento, sem 
restrições.

As novas estruturas preparam o Estado para atender a demanda de 
mercado brasileiro pelos próximos 30 anos. As embarcações com 
capacidade de transportar até 16 mil TEUs já navegam na Europa e na 
Ásia e devem entrar no País via TCP.

DRAGAGEM – Para receber navios dessa escala, o Governo do Estado 
investe R$ 403 milhões na remoção continuada de sedimentos do fundo do 
mar. A dragagem de manutenção teve início em julho e vai remover o 
assoreamento nos canais de acesso e nos berços de atracação dos portos 
de Paranaguá e Antonina pelos próximos cinco anos. Dez centímetros a 
mais de profundidade significam 700 toneladas a mais de grãos, ou 
1.050 contêineres.

Além do investimento estadual, o Governo Federal realizou em 2018 uma 
dragagem de aprofundamento que aumentou a profundidade do Canal da 
Galheta para 16 metros de profundidade. Já a bacia de evolução passou 
de 12 para 14 metros e as áreas intermediárias, passaram a ter entre 
14 e 15 metros de profundidade.

O investimento do Ministério dos Transportes, na época, foi de R$ 394 
milhões. Para 2020, o atual Ministério da Infraestrutura já anunciou a 
destinação de mais R$ 28 milhões para um possível aditivo pelo tempo 
de assoreamento no período de execução do serviço.

TCP – Desde março de 2018, a TCP integra o portfólio da China 
Merchants Port Holding Company (CMPort). O portfólio global de portos 
da CMPort abrange seis continentes, 17 países e regiões e 34 portos. 
Em 2018 a CMPort movimentou 109 milhões de TEUs.

PRESENÇAS – Estiveram presentes na inauguração das obras do TCP a 
ministra conselheira do Comércio da China, Shao Yingjun; o prefeito de 
Paranaguá, Marcelo Roque; o comandante da Capitania dos Portos do 
Paraná, capitão de mar e guerra, Rogério Antunes Machado; o 
vice-presidente da China Merchants Group, Deng Renjie; o diretor da 
China Merchants Ports, Bai Jing Tao; o chairman do TCP, Vincent Lu; o 
CEO do TCP, Tony Shi; o vice–chairman do TCP, Luiz Antonio Alves; os 
deputados estaduais Galo, Nelson Justus e Marcel Micheletto, além de 
empresários e lideranças políticas do Litoral.

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