Obras de mobilidade e projetos sociais avançam na Regional Santa Felicidade

00447850

O vice-prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel, visitou nesta sexta-feira (17/5), várias obras em andamento na Regional Santa Felicidade, para acompanhar os avanços dos trabalhos, conversar com moradores, lideranças comunitárias e também com empresários sobre as principais demandas dos bairros da área. 

“Fizemos um giro com minha equipe técnica pela Regional Santa Felicidade para acompanhar de perto algumas ações estruturais de mobilidade, urbanismo e macrodrenagem. As visitas também foram importantes para conhecer projetos sociais da região e aproximar ainda mais o diálogo da nossa gestão, em nome do prefeito Rafael Greca, com a comunidade”, afirmou Eduardo Pimentel. 

Projeto social 

A primeira visita desta sexta-feira (17/5) foi ao Instituto São Zigmunt, no Jardim Gabineto. Pimentel foi recebido pela Irmã Celoir Vieira, diretora da escola, conheceu a estrutura da unidade, conversou com os alunos atendidos e reforçou a importância do esporte e da cultura no contraturno escolar para o desenvolvimento pleno de crianças e jovens na sociedade. 

“Eu sou fã do contraturno (escolar) com o esporte e também com cultura, música, teatro, futebol, bale, karatê, judô, ou qualquer modalidade. Isso é muito importante para a interação com amigos, com a sociedade, para diversão e para a saúde, distante das ruas, enquanto aprendem (as crianças e jovens) e ainda desenvolvem a saúde. Essa mesma perspectiva é implantada em nossa gestão com o ensino integral e o contraturno escolar no município”, destacou o vice-prefeito.

Fortalecendo vínculos 

Os programas sociais do Instituto São Zigmunt atendem gratuitamente 140 crianças e adolescentes de 7 a 18 anos no contraturno escolar com projetos de fortalecimento de vínculos, Jovem Aprendiz, esporte, cultura, lazer e jogos recreativos. Dentre as atividades de sustentabilidade, a organização mantém ainda um Laboratório Gastronômico e uma Horta Vertical fixada nos muros laterais do espaço. 

“Nossas crianças aprendem na prática a cultivar, a cozinhar, a praticar esportes e desenvolver a própria arte. Todas as nossas ações são para promover o desenvolvimento psicossocial desses jovens e a visita de hoje (sexta-feira) do vice-prefeito Eduardo Pimentel, reforça ainda mais o apoio do município (de Curitiba) e o interesse público nas ações sociais da cidade”, disse a Irmã Celoir Vieira, diretora da escola.

Melhorias importantes

Acompanhado do vereador Mauro Ignácio e da secretária Municipal de Meio Ambiente, Marilza Dias, o vice-prefeito, Eduardo Pimentel, visitou ainda as obras de revitalização da Praça Marcos Malucelli, no bairro Santo Inácio. A praça passou, recentemente, por melhorias, recebeu quadra de beach tênis, calçadas novas, paisagismo e ajustes na pista de skate. 

No local, Pimentel foi recebido por moradores e pela presidente da Associação de Moradores da Vila Saturno, Wanda Morais. Sobre as reformas no espaço, apoiadas por emenda parlamentar, Pimentel reforçou a importância da praça para o lazer e bem-estar das pessoas e das famílias. 

Ele também destacou a valor social da comunidade participar, de maneira ativa, da gestão da cidade. “Quando a população participa, as coisas acontecem, porque quando a comunidade se junta, se reúne e pede, a administração atende exatamente a prioridade da região. Vocês estão de parabéns por mais essa conquista”, ressaltou. 

Espaços para todos

A revitalização da Praça Marcos Malucelli agradou os moradores. Célia Bittencourt, moradora a 39 anos do bairro, reforçou a importância das melhorias para toda a comunidade. “Eu agora trago meus netos para brincar, caminhar e se divertir. Os moradores frequentam muito o espaço, adoram praticar esporte e usar a pista de caminhada. Este foi um pedido muito aguardado e comemorado pela comunidade”, disse. 

O roteiro de Eduardo Pimentel seguiu depois para a entrega da revitalização do Jardinete Francisco das Chagas, no bairro São Braz. O espaço também passou por melhorias, recebeu calçadas, pintura nova, bancos para sentar e um belo paisagismo. Na entrega, Pimentel conversou com moradores, reforçou a importância da participação da comunidade e envolvimento da atual gestão com as prioridades dos moradores.

Inspiração

No mesmo dia da entrega, o Jardinete Francisco das Chagas passou a receber famílias, pais, crianças e a inspirar novas iniciativas de convívio social. O morador e comerciante, Claudinei Selva, ficou entusiasmado com o espaço e a possibilidade de interação da comunidade. 

“Já neste final de semana, vou montar umas mesas de pingue-pongue aqui na praça (jardinete) para as crianças jogarem e se divertirem. O local ficou muito bom e agradável para nossa comunidade”, destacou Claudinei.

Mobilidade

O vice-prefeito Eduardo Pimentel conferiu ainda as obras do alargamento da rua e das calçadas no cruzamento do semáforo da Rua Antonio Escorsin com José Risseto, em Santa Felicidade. O projeto vai ampliar o trajeto para facilitar o fluxo de motoristas e agilizar o trânsito nesse importante trecho de circulação do bairro. 

Em uma breve parada no local, Pimentel conversou com moradores sobre a obra e as perspectivas de mobilidade para a região. Crislei Bonatti, morador do bairro e diretor da Escola Angelical, perto da área urbana alargada, agradeceu pela execução da obra. “Será muito importante para todos nós, para quem leva os filhos na escola aqui perto, para agilizar o trânsito e melhorar ainda mais a nossa qualidade de vida”. 

A obra deve ser concluída nos próximos dias. 

Macrodrenagem

Ainda na região, Pimentel visitou as obras de implantação de galerias celulares no Rio Cascatinha. No local, a Prefeitura constrói uma ponte de concreto e contenção em substituição à antiga ponte de madeira implantada no bairro, para travessia dos moradores. As obras incluem também o projeto completo de macrodrenagem. 

A moradora Cleide Madalin Gomes aprovou o projeto. Ao lado da neta Micaella, Cleide disse que a nova ponte vai melhorar a qualidade de vida da população local. “Vai ser uma obra muito importante para todos nós aqui no bairro, para evitar possíveis alagamentos, para facilitar a nossa travessia e também dos veículos. Estamos todos muitos felizes com a nova ponte”, destacou ainda a moradora de Santa Felicidade. 

Gráfica e tecnologia

A última visita do vice-prefeito, Eduardo Pimentel, nesta sexta-feira (17/5) à Regional Santa Felicidade, foi à Gráfica Hellograf, no bairro Lamenha Pequena. Recebido pelo diretor Abilio Santana e por Juliana Santana, da área administrativa, Pimentel conheceu o parque gráfico e a nova tecnologia implantada pela empresa, conversou com colaboradores sobre as demandas do bairro, conheceu a história da companhia, os projetos premiados, os principais livros impressos pela gráfica e as perspectivas administrativas dos empresários da região.

Compartilhe