Obras de modernização da Avenida Victor Ferreira do Amaral entram na reta final em Curitiba

00471844

As obras viárias na Avenida Victor Ferreira do Amaral, no Tarumã, entraram na reta final, com previsão de conclusão da nova pavimentação em concreto para fevereiro. A avenida integra o Lote 4 de obras do projeto do Novo Inter 2 e vai servir como corredor do transporte entre Curitiba e Pinhais.

Após a finalização, todas as faixas serão liberadas ao trânsito, melhorando significativamente a mobilidade na região. Neste momento, o trânsito está liberado com bloqueios pontuais e parciais apenas nos locais onde a empresa trabalha para finalizar a pavimentação.

“Estamos trabalhando com toda a agilidade necessária para concluir essa obra e devolver a via à população, garantindo um impacto imediato na mobilidade e na qualidade de vida dos motoristas e pedestres que utilizam essa importante ligação da cidade”, afirmou o prefeito Eduardo Pimentel.

A avenida é uma das mais importantes da cidade, dá acesso a vários bairros e faz ligação de Curitiba com os municípios de Pinhais e Piraquara. Ela está sendo completamente requalificada para a circulação dos ônibus elétricos do Novo Inter 2. São 3.866 metros de intervenções, divididos entre as duas pistas.

Conexão com a Região Metropolitana

O trecho de obras vai da Rua Dom Manuel da Silveira D’Elboux até a Professor Eduardo Correia de Lima. São 1.990 metros de melhorias na pista da direita e 1.876 metros na pista da esquerda.

O conjunto de intervenções responde a uma demanda intensa de tráfego em uma área de conexão com a região metropolitana, com impacto positivo na rotina de deslocamento de milhares de pessoas.

A obra inclui a implantação de uma faixa extra por sentido dedicada ao transporte público, para permitir que o Inter 2, o Interbairros II e outras linhas de ônibus circulem sem competir com o tráfego geral, proporcionando viagens mais rápidas e beneficiando os usuários de ônibus. 

O uso de ônibus elétricos na frota do transporte coletivo reduzirá a emissão de CO2, resultando em menor poluição e mais saúde para os cidadãos de Curitiba.

Calçadas novas

A revitalização também contempla novas calçadas, ciclovia, reforma e ampliação de pontos de estação-tubo, iluminação, sinalização viária e arborização, além do novo sistema de drenagem, que já foi instalado para garantir a durabilidade da obra e evitar alagamentos.

Ritmo acelerado

As obras, iniciadas em março do ano passado, avançam trecho a trecho, com os serviços agora em ritmo acelerado para concluir a pavimentação em concreto rígido. Essa etapa permitirá a liberação completa da pista ao trânsito. A finalização das novas calçadas, amplas e acessíveis, e do paisagismo não exigirá interrupção para os motoristas.

Compartilhe