OS ESPANHOIS ESTÃO CHEGANDO!

image_2022-03-18_151213

O sucesso financeiro do Campeonato Espanhol de futebol deve-se muito a LA LIGA, organização criada com os clubes e administrada por empresas. Esta “turminha” está chegando para criar no futebol brasileiro o modelo vitorioso na Espanha.

A La Liga, em reunião realizada no início da semana, na sede da XP Investimentos em São Paulo, formalizou uma proposta de liga em uma reunião com dirigentes dos clubes das Séries A e B do Campeonato Brasileiro. A apresentação do  projeto apresentado aconteceu em na reunião terça-feira passada com detalhes da estruturação de uma liga no Brasil, direitos de transmissão e questões de governança e gestão. O presidente da La Liga, Javier Tebas, e representantes da XP e da consultoria Alvarez & Marsal participando no encontro falando das vantagens e seguranças ofertadas pela LALIGA.

A meta da LA LIGA é o de contribuir para o crescimento do futebol e sua indústria. Foi revelado que  na proposta haverá trabalho em conjunto com a XP e a Alvarez & Marsal.  Desejamos oferecer, no Brasil, todo o conhecimento que adquirimos ao longo dos anos para propor um modelo de negócio que seja financeira e administrativamente adequado para apostar no crescimento do futebol no Brasil. Hoje, apresentamos aos clubes brasileiros uma proposta que inclui as melhores práticas da La Liga e a forma como conseguimos ser uma das competições desportivas mais eficazes em termos de desenvolvimento de negócios e de estabilidade financeira”, Disse Javier Tebas, presidente da La Liga.

Na proposta, a XP ficará responsável por trazer um investidor para a liga. Pedro Mesquita, “head do investment banking” da empresa do ramo financeiro, defendeu a proposta do grupo. “Temos à mão a melhor proposta de criação de uma liga no Brasil, com as condições ideais para encontrar o investidor mais competitivo. O diálogo e o entendimento entre clubes, XP e Alvarez & Marsal resultará em uma transformação profunda do futebol nacional”.

A Confederação Brasileira de Futebol revelou que não vai se opor à criação da liga. Com ela, os clubes brasileiros assumem a negociação dos direitos de TV dos jogos do Campeonato Brasileiro, se aproximam dos patrocinadores e decidem por eles mesmos a divisão do bolo do dinheiro que entra dessas transações, muito parecido como era o antigo Clube dos 13. Na Espanha, por exemplo, a La Liga, e não a Real Federação Espanhola de Futebol, cuida do futebol dos clubes Esse novo formato valeria somente a partir de 2025 porque os contratos até  2024.

Compartilhe