A Portos do Paraná bateu um novo recorde de movimentação em 2023, com 65 milhões de toneladas movimentadas. O número é o maior já alcançado na história da instituição, fundada em 1935. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (08) pelo diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia e pelo secretário de Estado de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex.
“Este aumento de 12% de movimentação de 2022 para 2023 representa o compromisso do Governo do Estado do Paraná com o setor produtivo”, afirmou Sandro Alex.
A solenidade, realizada no cais do porto, foi acompanhada pelo prefeito de Paranaguá Marcelo Roque. “Parabenizo o trabalho do secretário e deputado, Sandro Alex, assim como dos diretores Luiz Fernando e André Pioli, além de toda a equipe e trabalhadores que fazem o Porto ser exemplo e bater recordes”, destacou o prefeito.
Roque ainda lembrou que a grande movimentação tem impacto direto na cidade de Paranaguá e na vida dos moradores. “Há uma grande influência na utilização dos recursos de toda essa movimentação em diferentes setores da nossa cidade fomentando a economia local”, completou o prefeito.
De acordo com o diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia as adequações em tempo de manobras de caminhões e trens, além de gestão interna, fizeram com que a empresa pública alcançasse o recorde. “Estudos de mercado apontavam este volume de 65 milhões de toneladas movimentadas apenas para 2040, então superamos em 17 anos essa estimativa”, confirmou.
O diretor empresarial da Portos, André Pioli destacou o esforço e dedicação de todos os envolvidos. “Fazer os portos do Paraná bater um recorde que era para 2040 agora mostra um grande avanço e dedicação de todos, de cada empresa, de cada sindicato e seus trabalhadores. A união que a cidade vive hoje faz a diferença na vida de todos os cidadãos. Nossa cidade teve avanço na geração de emprego e renda e garantimos o desenvolvimento do nosso município, do nosso Estado e do nosso país”, reforçou Pioli.