Pesquisa estimulada ao governo do Paraná tem a liderança Moro, o avanço de Curi e bons nomes alternativos na disputa

SCSDFS

Há dezenove meses da eleição de 2026, os institutos começam a colocar na vitrine nomes de possíveis candidatos ao governo do estado do Paraná. Muitos citados na pesquisa ainda nem se posicionaram , mas mesmo assim foram lembrados demonstrando que os eleitores consultados em algumas cidades conforme a triagem já tem nomes que seriam bem aceitos se forem lançados.

O primeiro a se posicionar e que já despontou em algumas pesquisas é Sergio Moro , que no ano passado chegou até números com mais de 45 % e começa a ver estes número reduzirem na pontuação quando surgem nomes como Alexandre Curi, Guto Silva e Darci Piana, que são as principais figuras do PSD; Enio Verri mantém a cara fechada e só vai ser lançado se Gleisi Hoffmann não travar o seu sonho. A surpresa da pesquisa e que pode decolar ainda mais é Renato Adur do MDB, que surpreendentemente sem ter tanta divulgação e a exposição na mídia, aparece encostado com o vice-governador Darci Piana e um ponto abaixo de Guto Silva, que já desfila em vários lugares como o candidato do governador. Guto já vem fazendo ” o famoso social” a tempo, mas não tem aceitação que possui Alexandre Curi que é o preferido por mais de 300 prefeitos que até á prestigiaram a sua posse no dia 3 de fevereiro na Assembleia Legislativa.

QUANTIDADE E DATA DO LEVANTAMENTO

O Instituto Carioca de Pesquisas de Opinião, apresentou os resultados de uma pesquisa estimulada realizada entre 05 e 10 de março de 2025, com o objetivo de mapear as intenções de voto para o governo do Paraná nas eleições de 2026. O levantamento abrangeu 5.000 eleitores distribuídos igualmente em 25 municípios do estado, com uma amostra de 200 entrevistas por cidade. As localidades pesquisadas incluem Curitiba, Londrina, Maringá, Ponta Grossa, Cascavel, São José dos Pinhais, Foz do Iguaçu, Colombo, Guarapuava, Paranaguá, Araucária, Toledo, Apucarana, Pinhais, Campo Largo, Arapongas, Almirante Tamandaré, Piraquara, Umuarama, Cambé, Fazenda Rio Grande, Sarandi, Campo Mourão, Francisco Beltrão e Paranavaí.

O levantamento revelou que o senador Sergio Moro (UB) em primeiro, com 31,1% dos votos válidos ( já apareceu com 44 % no ano passado) , o segundo mais votado e até aparecendo uma situação forçada, temos o ex-prefeito Marcelo Belinati com 19,2%; seguido por Alexandre Curi (PSD), 8,7%; Guto Silva (PSD), 4,2%; Enio Verri (PT), 4,1%; Darci Piana (PSD), 2,2%; Renato Adur (MDB), 2,9% e Requião Filho (PT), 2,6%.

A divulgação da Carioca diz ainda que 22,5% dos entrevistados ainda não escolheram um candidato, ou seja 1/4 dos entrevistados ( de 5.000 apenas 3.000) já tem uma posição, enquanto 2,5% apontaram que não escolheriam nenhum dos candidatos apresentados.

Análise de liderança da Pesquisa

Moro segue a liderança porque já até realiza uma pré-campanha fazendo propaganda no interior na entrega de emendas que fez no orçamento de 2024. Estranhamente Belinati, que nunca se posicionou como candidato apareceu nessa pesquisa com 19,2%, por outro lado vemos a evolução de Alexandre Curi, que já emerge como uma força competitiva,se beneficiando-se do destaque como presidente da Assembleia Legislativa. A votação de candidatos do PSD dividiu bem os eleitores, mas a simpatia pelo partido é mantida em função de que no estado é a sigla com mais prefeituras.

Se levarmos em conta que entre os demais nomes, Enio Verri (PT), com 4,1%, que tem por trás um USINA BINACIONAL como é Itaipu, com farta distribuição de verbas as municípios é um verdadeiro deboche , pois estes números são o reflexo do que é o PT no estado, não decola e não passa disso.

A surpresa dos números é Renato Adur (MDB), com 2,9%, tem aparece com mais potencial que o deputado estadual Requião Filho, atualmente sem partido mas que poderá ser lançado pelo PDT segundo os bastidores.

As articulações devem continuar nos proximos meses , mas de agosto em diante, um novo horizonte de candidaturas serão definidos, por enquanto tudo são dados e buchichos de cocheira

Instituto Carioca de Pesquisas – © Todos os direitos reservados

NÚMEROS DA QUAEST EM DEZEMBRO DE 2024 , MORO EM PRIMEIRO E BETO EM TERCEIRO…

O ex-juiz federal e ex-ministro do governo Bolsonaro mantinha uma margem de sete pontos porcentuais contra o ex-governador Roberto Requião (Mobiliza), 23% a 16%. Na sequência aparecia o atual prefeito de Curitiba, Rafael Greca (PSD), que deixou o cargo em janeiro com 12%, e o também ex-governador Beto Richa (PSDB), com 10%. Brancos, nulos e aqueles que ainda não sabem em quem votar representam 28% dos entrevistados-

Compartilhe