‘Se um dia o Brasil por presidido por Ratinho Jr., o país estará em excelentes mãos’!
Essa foi a frase do presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, na terça-feira (25), em um vídeo exibido durante o evento do Grupo de Líderes Empresariais (Lide), em Brasília. Kassab ressaltou queo governador do Paraná, Ratinho Jr. (PSD), é uma “liderança nacional” e um possível futuro presidente do país.
Esta gravação exibida foi na realidade uma espécie de “lançamento” de candidatura pelo cacique do PSD, que começa a dar sinais reais de que o governador será o nome do partido.
Se lembrarmos em 2023, Kassab havia feito esse comentário, mas na sequência após uma visita a Lula no Planalto, reviu a opinião e afirmou que ninguém venceria Lula, candidato à reeleição em 2026.
O fato é que a triste gestão petista neste espaço de tempo fez com que uma reflexão melhor mudasse a opinião de Kassab, pois as pesquisas começam a dar um sinal de favorecimento de Ratinho Jr. nesta caminhada ao Planalto como um candidato viável e apresentável pela sigla
No evento do LIDE, o chefe do Executivo do Paraná discursou sobre as políticas públicas estratégicas que, segundo ele, transformaram o Paraná em modelo de crescimento econômico sustentável.
Nas entrevistas após a apresentação, Ratinho Jr., disse que ainda falta tempo para confirmar a candidatura à presidência, mas se colocou à disposição do partido. Já o presidente do PSD, em Brasília, Paulo Octávio não titubeou e já disse do seu apoio à candidatura “o Brasil tem que deixar essa polarização de lado e Ratinho Jr. é o nome para presidência pelo excelente trabalho feito no Paraná”, afirmou. Salientou que na gestão de Ratinho Jr., o Paraná se tornou a quarta maior economia do país e o estado vem crescendo acima da média nacional nos últimos anos.
Faltando mais de um ano para a definição das chapas eleitorais de 2026, os partidos já movimentam suas peças no tabuleiro político e os outros nomes ventilados da direita, são os dos governadores de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos); de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo); e de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil).
Nesta semana uma nova pesquisa apontou que Ratinho Jr. aparece numericamente à frente com 40,6% das intenções de voto, contra 37,2% de Lula, com a margem de erro é de 3,1 pontos percentuais, para mais ou para menos, dando o cenário de igualdade, ou seja, empatado tecnicamente em um eventual segundo turno na eleição de 2026. Neste levantamento, a Futura Inteligência ouviu 1.000 pessoas, por entrevista telefônica, entre os dias 19 e 22 de março, com o índice de confiança é de 95%.
As coisas começam a se solidificar para indicação de Ratinho Jr. para 2026 e a única coisa que pode impactar de agora em diante é se Kassab não roer a corda e mudar de ideia como fez em 2023, quando após uma conversa com Lula, alguma promessa petista de verdes razões lhe abalou e o fez mudar de planos partidários.
Os ventos estão a favor e tudo tende que a pré-campanha seja lançada em abril pelo PSD.
A DIREÇÃO
