Planalto fez montagem de capa de sugestão a Istoé exaltando Bolsonaro

image_2021-12-06_133110

Imagem foi produzida pela Secretaria de Comunicação da Presidência; montagem de Jair Bolsonaro tem forte estética de culto ao líder

O Palácio do Planalto produziu a imagem exaltando Jair Bolsonaro que a Advocacia-Geral da União (AGU) tentou emplacar como capa da revista Istoé. Em outubro, o advogado-geral da União, Bruno Bianco, enviou uma notificação extrajudicial à revista, que havia associado Bolsonaro a Adolf Hitler, e pediu que uma nova capa fosse veiculada.

A montagem foi criada pelo Departamento de Canais Digitais da Secretaria de Comunicação (Secom) da Presidência, atualmente subordinada ao Ministério das Comunicações e lotada no Palácio do Planalto. Fábio Faria, ministro das Comunicações, também despacha no Planalto.

A informação foi obtida por meio da Lei de Acesso à Informação. A AGU se recusou a fornecer os documentos que basearam o pedido à revista. Questionada sobre a sugestão de capa, a pasta alegou que a imagem era responsabilidade da Secom. A secretaria, por sua vez, admitiu a produção da montagem.

Com forte estética de culto ao líder, a montagem traz um Bolsonaro que abraça crianças, acena ao povo em uma motociata, usa símbolos nacionais e agradece aos céus. O título da revista que a AGU buscou impor foi: “Bolsonaro defendeu a vida, o emprego, a liberdade e a dignidade”. Naquele mês, Bolsonaro seria acusado de nove crimes pela CPI da Pandemia, inclusive epidemia com resultado morte.

Fonte: Metrópoles

Compartilhe