A prefeita de Ponta Grossa, Elizabeth Schmidt, anunciou na terça-feira (03) cinco novas medidas para reorganizar o sistema municipal de Saúde do município, com foco principal na implantação de um novo modelo de planejamento e gestão para a saúde.
A primeira determinação da chefe do Executivo Municipal é a retomada imediata do atendimento das crianças, com a transformação da Unidade de Saúde Sady Silveira, em Centro de Atendimento da Criança.
Segundo Elizabeth, o Centro de Atendimento da Criança vai estar integrado com as UPAS e com o Hospital Materno Infantil gerido pelo Estado, que, inclusive, irá aumentar de 5 para 15 leitos de internamento. “Essa é mais uma conquista que obtivemos junto à Secretaria de Estado da Saúde e junto à UEPG. Vamos trabalhar todos integrados nessa grande missão”, explica.
Outra medida confirmada pela prefeita é a construção de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) no bairro de Uvaranas, próximo ao Terminal. “Será a melhor UPA do Paraná. Uma unidade de grande porte e com serviço mais perto de onde grande número de usuários mora. A nova UPA Uvaranas vai começar a funcionar no ano que vem, quando comemoraremos os 200 anos de Ponta Grossa. Ela vai ser um grande legado, uma grande conquista e orgulho para nova a saúde que estamos planejando”, avalia.
Também será anunciado nos próximos dias o maior programa de reformas, reestruturação de equipes de atendimento e preparação para o serviço médico nas 15 unidades de saúde dos bairros.
A quarta medida determinada pela chefe do Executivo Municipal é a reorganização de pessoal que estava no Hospital Amadeu Puppi, que foi fechado por segurança e também vai ser reformado, para atender melhor a população nas Unidades Básicas. A quinta medida prioritária é a determinação ao grupo de gestão da Prefeitura que inicie imediatamente processo de licitação pública para serviços qualificados nas UPAs Santa Paula e Santana. Sobre a gestão da Fundação Municipal de Saúde, a prefeita informou que o novo nome para gerir a pasta será escolhido nas próximas semanas.