A Prefeitura de Ponta Grossa e a Itaipu Binacional anunciaram, nesta sexta-feira (29), um investimento de R$ 22 milhões em obras de microdrenagem e pavimentação no Município. Os recursos fazem parte do programa Itaipu Mais que Energia, iniciativa que engloba as ações socioambientais da empresa, tais como Educação Ambiental, Desenvolvimento Rural Sustentável e Gestão por Bacias Hidrográficas.
No caso de Ponta Grossa, os projetos incluem obras na região das vilas Cristina, Hilgemberg, Natel, Santo Antônio, Maracanã, Lina e Clock, locais ligados à bacia do Rio Ronda.
“É uma imensa alegria poder anunciar essa parceria com a Itaipu Binacional e realização dessas obras tão importantes para a nossa cidade, que tem tido sua infraestrutura ampliada com iniciativas como o nosso projeto Asfalto Novo PG e agora ganhará mais suporte para a execução de projetos de microdrenagem e pavimentação na região da bacia do Rio Ronda. É uma ação que trará inúmeros efeitos positivos não só para a população das vilas próximas, mas para a cidade como um todo, que estará mais bem preparada para o enfrentamento de grandes chuvas, tornando-se mais resiliente e segura para todos”, destaca a prefeita Elizabeth Schmidt.
De acordo com o secretário municipal de Infraestrutura e Planejamento, Luiz Henrique Honesko, as obras contribuirão para diminuir os riscos de enchentes e alagamentos na região, tendo impacto significativo também em trechos da BR-376/373 que têm o tráfego ocasionalmente interrompido devido às cheias.
“A condição das nascentes do Arroio da Ronda, que é tributário do Rio Tibagi, acaba repercutindo de forma direta nas cheias que acabam ocorrendo em trechos da BR-376/373. Por isso, é essencial que busquemos alternativas que melhorem a absorção das águas e diminuam os impactos tanto das famílias que residem neste entorno da bacia quanto dos motoristas que são afetados pelas cheias”, comentou.
A execução de obras de pavimentação, urbanização e microdrenagem das áreas correspondentes às nascentes do Arroio Ronda, abrangem a implantação de 13.549 metros lineares de drenagem, pavimentação, passeio e sinalização.
Segundo o diretor geral brasileiro da Itaipu Binacional, Enio Verri, Ponta Grossa é a primeira cidade do Paraná a contar com recursos do programa Mais Que Energia.
“Ponta Grossa é o 4º maior município paranaense e é um dos integrantes da bacia do Rio Tibagi, um dos principais mananciais da Hidrelétrica de Itaipu. Neste sentido a criação do programa Mais Que Energia, que amplia a área de atuação e abrangência da Itaipu Binacional para a integralidade do território do Paraná, além de municípios sul-mato-grossenses, acaba sendo um marco do fortalecimento de iniciativas de sustentabilidade da empresa e dos esforços do Governo Federal em equacionar desafios concernentes à drenagem urbana em suas diversas bacias, garantindo segurança e proteção à sua população.
Neste contexto, Ponta Grossa se torna um grande exemplo da repercussão e da importância de medidas voltadas ao manejo integrado de água e solo e da preocupação com a execução de melhorias na estrutura e no planejamento urbano que protejam as cidades e suas comunidades de forma contundente e sustentável”, disse.