Pesquisa realizada pelo Quero Bolsa aponta que 24% acreditam que têm baixa chance de manter a mensalidade em dia
No estado do Paraná, 24% dos estudantes de ensino superior perderam emprego durante a pandemia causada pela Covid-19 (doença causada pelo novo coronavírus), 19,06% mantiveram a ocupação e 56,83% não tinham emprego.
A pesquisa foi realizada entre os dias 6 e 7 de abril pelo Quero Bolsa , plataforma de vagas e bolsas de estudo no ensino superior. Foram 4.491 participantes da pesquisa em todo o Brasil, em 406 instituições de ensino privadas. No Paraná, foram 278 respondentes.
Entre os que responderam, 28,8% têm baixa chance de manter a mensalidade em dia. Além disso, 41,4% apontaram que a chance de evasão é alta, enquanto 39,6% disseram que essa possibilidade é pequena.
Outro fator importante é que as IES vêm passando as informações corretas neste período conturbado. Segundo 83,3%, as instituições estão atualizando os estudantes. 16,7% apontam o contrário.
Uma alternativa para o estudante ou responsável financeiro que perdeu o emprego ou foi afastado do trabalho por motivos de saúde, é o seguro Educacional, muitas Instituições de Ensino oferecem o seguro como benefícios as seus estudantes no ato da matrícula. Neste primeiro mês pós início do afastamento social 48 instituições de ensino parceiras do site querobolsa.com adoraram o seguro para evitar a inadimplência dos seus alunos, minimizar o risco de evasão e garantir o recebimento de mensalidades ao longo do semestre. “Mais de 100 faculdades aderiram ao seguro educacional oferecido em parceria com o Quero Bolsa, sendo que a maioria i passou a oferecer o seguro aos novos ingressantes e, assim, evitar a queda nas matrículas para o próximo semestre”, afirma Pedro Balerine, diretor de Inteligência Educacional do Quero Bolsa. O seguro educacional cobre até 4 mensalidades , o que garante a conclusão do semestre.
Mudança forçada para o EaD desagrada
Segundo dados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem ), nos últimos 5 anos, 22% dos estudantes não têm a estrutura mínima para a realização do EaD (internet em casa e pelo menos um celular ou computador). Entretanto, por conta da pandemia e do isolamento social, muitas instituições de ensino presenciais migraram forçadamente para o EaD para poder continuar o semestre letivo.
Só que essa mudança desagrada os estudantes. 44,3% declararam baixa satisfação em relação a adaptação dessa modalidade de ensino, enquanto apenas 19,5% tiveram alta satisfação com essa mudança. 74,5% dos entrevistados responderam que têm a percepção de que o EaD tem menor qualidade que o ensino presencial.
Sobre o Quero Bolsa
O Quero Bolsa (https://querobolsa.com.br) conecta alunos a instituições de ensino e oferece vagas e bolsas de estudo em cursos de Ensino Superior, Ensino Básico, Idiomas e Intercâmbio. Em um cenário em que apenas 15,7% dos adultos brasileiros concluíram a graduação, segundo dados do IBGE, ele cresce a passos largos e já gerou uma economia de mais de R﹩ 1,3 bilhão para alunos do país inteiro. Atualmente a plataforma conta com mais de 6 mil escolas parceiras, 1.600 instituições de ensino superior, 2.500 de ensino básico, além de mais de 10 mil opções de cursos de idiomas e 50 mil de intercâmbio.