A Prefeitura de Curitiba inicia nesta quarta-feira (10/4) a recuperação do asfalto da Avenida Silva Jardim, no trecho de 3,3 km entre as ruas Coronel Dulcídio, no Água Verde, e Mariano Torres, no Centro. Os trabalhos vão começar na altura da Coronel Dulcídio e podem ser adiados caso chova.
As intervenções estão alinhadas ao zelo da Prefeitura de Curitiba pela mobilidade urbana, qualidade de vida das pessoas e o desenvolvimento dos bairros.
- Para amenizar o impacto no trânsito na via, por onde circulam milhares de veículos todos os dias, as equipes coordenadas pela Superintendência de Manutenção Urbana da Secretaria do Governo Municipal (SGM) farão o trabalho em uma pista por vez.
Ônibus circulam normalmente
Como o trabalho será em etapas, não é preciso fazer desvios das linhas de ônibus que circulam pela Avenida Silva Jardim. Agentes da Superintendência de Trânsito (Setran) vão orientar os motoristas.
Os bloqueios serão parciais e variáveis de acordo com o andamento dos trabalhos e a previsão de conclusão é no início de maio, se as condições do tempo permitirem.
Pistas alternadas
De acordo com o superintendente de Manutenção Urbana, engenheiro João Vidal Filho, a intervenção será feita primeiro na pista da direita garantir a fluidez parcial do trânsito. Depois de concluída essa etapa, será feita a pista da esquerda.
“Mesmo do lado em que estaremos trabalhando, vamos procurar deixar sempre uma pista livre para o trânsito, que poderá ser bloqueada momentaneamente pela Setran conforme a necessidade”, explicou Vidal Filho.
Fresa e recape
A recuperação do pavimento da Avenida Silva Jardim será pelo sistema de fresa e recape. Na primeira fase, o maquinário retira a camada danificada de asfalto para, em seguida, aplicar nova capa de pavimento, feita com asfalto borracha (massa asfáltica que conta com pneus descartados na composição).
Zeladoria digital
A recuperação do pavimento na Avenida Silva Jardim é mais uma obra apontada pela Zeladoria Digital, uma inovação que a Prefeitura de Curitiba está usando para apoiar o trabalho de manutenção urbana da cidade.
Lançada no Smart City Expo Curitiba 2024, a nova ferramenta utiliza um sensor, acoplado a carros da frota da Prefeitura e de aplicativo, para monitorar a situação das ruas da cidade e avaliar o pavimento e outros elementos que a compõem. Ao detectar que há um buraco na rua, por meio da inteligência artificial, a tecnologia abre automaticamente um protocolo de solicitação do serviço para ser executado pela Prefeitura.