Prefeitura de Curitiba estimula empregabilidade com oferta de cursos e mutirões de emprego

00444290

A Prefeitura de Curitiba impulsiona a empregabilidade com uma série de iniciativas da Prefeitura que facilitam o acesso à qualificação profissional e inserção no mercado de trabalho.

Uma das estratégias é a oferta de cursos gratuitos de desenvolvimento e qualificação profissional para jovens e adultos. Esses cursos abrangem diversas áreas, adaptando-se às demandas do mercado e oferecendo oportunidades reais de aprendizado e crescimento.

Além disso, em parceria com empresas locais, a Prefeitura promove – por meio da Fundação de Ação Social (FAS) – mutirões de emprego em todas as regionais da cidade, facilitando o acesso de toda a população às oportunidades de trabalho.

Para os jovens, programas como o Aprendiz, o Formação para o Primeiro Emprego (PPE) e o 1º Empregotech oferecem capacitação para aqueles que desejam entrar no mercado. O programa Aprendiz, por exemplo, não só capacita os jovens, mas também busca inserí-los na administração municipal e em empresas.

Uma das medidas importantes foi o lançamento do Portal Aprendiz em 2020, uma plataforma digital que facilita a gestão de vagas de aprendizagem na cidade, conectando adolescentes, instituições qualificadoras e empresas interessadas em contratar aprendizes.

A presidente da FAS, Maria Alice Erthal, explica que em nenhuma gestão a Prefeitura de Curitiba esteve tão emprenhada em capacitar os adolescentes e ofertar oportunidades para o primeiro emprego e para que estejam preparados para o mercado de trabalho cada vez mais competitivo.

Liceu de Ofícios

Além dos programas direcionados aos jovens, o Liceu de Ofícios e Inovação, coordenado pela FAS há 31 anos, oferece cursos gratuitos em diversas áreas, alinhados às necessidades do mercado.

Desde 2017, mais de 112 mil vagas em cursos dos Liceus de Ofícios e Inovação foram ofertadas para a população, incluindo os atendidos pela FAS, como pessoas em situação de rua, que tiveram a oportunidade de se capacitar e até serem encaminhadas para o mercado de trabalho.

A Prefeitura também tem promovido mutirões de emprego, ofertando espaços para a realização de processos seletivos que conectam os trabalhadores em busca de oportunidades com as empresas que procuram colaboradores qualificados.

Desde 2017, a FAS realizou 315 mutirões de emprego que atenderam a 26 mil trabalhadores. Entre eles a Semana da Empregabilidade que desde a última segunda-feira (29/4) oferece 799 vagas de emprego, nas dez regionais da cidade, em comemoração ao Dia do Trabalho. O evento termina nesta sexta-feira (3/5).

Há quase quatro anos no Brasil, a venezuelana Myriam Diaz, 68 anos, faz parte do programa FAS para Elas, que busca estimular a descoberta de habilidades, a capacitação profissional e o aumento da empregabilidade de mulheres em situação de vulnerabilidade social.

Depois de fazer cursos da FAS, ela resolveu empreender e hoje ajuda nas despesas da casa com a produção de bolos de pote, oferecidos na internet. “O Brasil é lindo e Curitiba é uma cidade de gente muito acolhedora solidária, que me deu oportunidades”, diz ela, que mora no Sítio Cercado com a neta e dois bisnetos.

Compartilhe