Edson Vasconcelos, presidente da Fiep, recebeu um Voto de Repúdio de forma unânime de todos os vereadores da Câmara Municipal de Paranaguá nesta semana. O requerimento aprovado tem relação com declarações dele durante um evento na Fiep, na qual teria dito “Graças a Deus que existe Santa Catarina” e feito pouco caso de obras em andamento no Porto de Paranaguá.
A proposta foi apresentada pelo vereador Luizinho Maranhão (PL), que preside a Comissão de Assuntos Portuários da Casa. Para ele, o presidente da Fiep é “persona non grata” em Paranaguá. O vídeo do político contra-atacando as falas de Edson Vasconcelos viralizou nas redes sociais.
“Se eu fosse empresário e associado da Fiep, teria vergonha de ser representado por ele. A Portos do Paraná é motivo de orgulho para o nosso estado, eleita por cinco anos consecutivos o melhor porto do Brasil. Não aceitaremos esse tipo de ataque à nossa cidade e aos nossos trabalhadores”, disse durante uma sessão.
Na justificativa do requerimento, Maranhão elenca todos os equívocos da fala de Vasconcelos, como a frase “Paranaguá não exporta mais proteína de frango por falta de capacidade” e um comentário do industrial que critica o calado da região.
Em relação ao primeiro tópico, o vereador defendeu que Paranaguá possui 48% do Market Share da exportação de frango, sendo o maior exportador do produto para o mundo. Em relação ao segundo, lembrou que as obras do novo calado aumentaram o limite máximo de 12,6 metros para 12,8 metros, representando um ganho de aproximadamente 160 TEUs (contêiner) por navio.
Os vereadores estão comentando nos bastidores que a fala de Edson Vasconcelos foi um tiro político no vazio. Afinal, a Portos do Paraná foi eleita cinco vezes seguida pelo governo federal com a melhor gestão do Brasil, sendo premiada pelos governos Bolsonaro e Lula.