A professora Lélia Fernanda França Reck, que tentou aos berros interromper a sessão da Assembleia Legislativa na última terça-feira (14), pode ser considerada uma das provas da valorização que o governo Beto Richa deu ao funcionalismo público nos últimos quatro anos – em especial aos professores.
Lotada em um colégio da rede pública em Curitiba, a professora tem um salário de R$ 6 mil, conforme o Portal da Transparência. Este valor é a média da remuneração dos professores da rede pública que trabalham 40 horas semanais.
Muito provavelmente a professora Lélia Fernanda tenha feito o ato usando seu tempo disponível pela hora atividade – mais uma das reivindicações dos educadores conquista no governo Beto Richa. Isto porque das 40 horas de trabalho, 14 podem ser usadas pelos professores para preparar aula ou estudo.
Exaltada, a professora Lélia interrompeu a sessão com gritos e ofensas aos deputados. Acabou detida por resistência e desacato ao ser retirada do plenário. A professora foi conduzida ao 3º Distrito Policial, onde foi lavrado um boletim de ocorrência, e em seguida foi liberada.