O deputado federal Ney Leprevost, apresentou na Câmara uma proposta que altera o Estatuto da Pessoa Idosa, para aumentar a reserva de vagas para idosos no sistema de transporte interestadual, aquele que é realizado entre os municípios.
De acordo com o texto, as empresas que tem concessão pública para realizar o transporte interestadual deverão reservar quatro vagas gratuitas por veículo para pessoas com mais de 65 anos com renda igual ou inferior a dois salários mínimos.
Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil tem mais de 29 milhões de idosos e a projeção é que o número ultrapasse 73 milhões em 2060.
No que se refere ao transporte interestadual, se faz necessário revisar as políticas públicas existentes, como o aumento do número das vagas gratuitas reservadas aos idosos.
“As pessoas idosas possuem o direitos estabelecidos pelo Estatuto do Idoso. Ao Poder Público e as suas concessionárias de serviços cabe assegurar-lhes tudo o que for necessário à sua saúde, alimentação, transporte, lazer, educação, à previdência social, dentre outros”, disse Ney .
(Via assessoria de imprensa)