Em um gesto de prontidão e solidariedade, o Governo do Estado do Paraná e a Assembleia Legislativa demonstraram agilidade exemplar na resposta aos estragos causados pelo tornado que atingiu o município de Rio Bonito do Iguaçu, na última sexta feira (07). Desde as primeiras horas após o desastre, o governo estadual mobilizou uma força-tarefa para garantir atendimento imediato à população e iniciar o processo de reconstrução da cidade.
Sob a coordenação do governador Ratinho Jr., foram liberados recursos emergenciais para apoiar diretamente o município, possibilitando ações rápidas de limpeza, recuperação e reconstrução. Diversos equipamentos e maquinários pesados, como caminhões, retroescavadeiras e tratores, foram enviados para remover entulhos e restabelecer a infraestrutura local. Estes serviços foram detalhados durante toda a semana em todos os órgãos de comunicação do país, revelando a força da solidariedade do governo e também de todos os deputados da Assembleia Legislativa que estiveram presentes na cidade.
As forças de segurança também se fizeram presentes. Policiais militares e civis foram deslocados para reforçar a segurança, garantir a ordem e proteger as famílias afetadas. Além disso, o Departamento Penitenciário do Paraná (Depen) autorizou o envio de grupos de presos voluntários para auxiliar nos trabalhos de reconstrução e limpeza, reforçando o espírito de cooperação e reintegração social.
A Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), através do presidente Alexandre Curi, por sua vez, atuou em conjunto com o Executivo, viabilizando a liberação de recursos individuais de parlamentares e manifestando apoio institucional à população do município. Deputados estaduais se mobilizaram para acompanhar de perto as demandas locais, somando esforços ao plano emergencial do Estado para acompanhar de perto os trabalhos de limpeza e recuperação, além de dialogar com moradores, lideranças locais e autoridades sobre as medidas emergenciais adotadas.
Com união, agilidade e compromisso, o Paraná reafirma seu exemplo de gestão eficiente e solidária. A reconstrução de Rio Bonito do Iguaçu já está em andamento, mostrando que quando há cooperação entre o Governo, a Assembleia e a sociedade, os resultados aparecem rapidamente — e a esperança renasce junto com a cidade.
Hoje, entre escombros e esperanças, a cidade começa a se reerguer. Cada máquina em funcionamento, cada rua limpa e cada casa reconstruída simbolizam o esforço de um Estado que age com coração, solidariedade e eficiência e utiliza das empresas como Copel e Sanepar que trabalham no local desde o dia do acidente afim de restabelecer todas as ligações. Observando que as taxas de luz e água não serão cobradas dos moradores atingidos até que tudo volte ao normal.
O Paraná mostra mais uma vez que, diante das dificuldades, é a união que reconstrói, quanto ao governo federal e a Itaipu Binacional, resta apenas lamentar a atuação discreta de quem estava mesmo preocupado em gastar na COP 30 e arrecadar um fundo de florestas que será gerido por um administrado interino, que será Lula da Silva (PT) e sua tropa.
Muita força e superação para toda a população de Rio Bonito do Iguaçu!
A DIREÇÃO