RATINHO JR. APARECE NA SEGUNDA POSIÇÃO NA PESQUISA PARA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA

cenario 2

O fim de semana não podia ser mais animador para o governador Ratinho Jr, mesmo sendo uma sexta feira (13) o resultado foi o mais positivo possível com a divulgação da pesquisa presidencial divulgada pelo Paraná Pesquisas. Ele apareceu em segundo lugar com 12,6% em um dos cenários da possiblidade da disputa.

O interessante que o universo desta pesquisa abrange 2020 eleitores do território nacional brasileiro, de forma estratificada segundo gênero, faixa etária, grau de escolaridade, nível econômico e posição geográfica, com eleitores com 16 anos ou mais, em 26 Estados e Distrito Federal e em 162 municípios brasileiros entre os dias 29 de setembro e 03 de outubro de 2023, sendo auditadas simultaneamente à sua realização, no mínimo, 20,0% das entrevistas.

A PESQUISA APRESENTOU QUATRO CENÁRIOS, destacamos a citação do nome do governador tanto na estimulada como na espontânea, aonde Ratinho Jr. aparece bem posicionado como um dos nomes da ala direita e que poderá enfrentar Lula da Silva em 2026, mesmo sendo ainda cedo essa projeção, em função de que Lula mal sentou na cadeira , mas já anda fazendo bobagens a revelia com apenas 10 meses de mandato.

CITADO EM OUTROS CENÁRIOS:

O nome do governador também foi citado na estimulada quando se perguntava no cenário 1 em que “se as eleições para Presidente do Brasil fossem hoje e os(as) candidatos(as) fossem esses(as), em quem o(a) Sr(a) votaria?”, nela teríamos também os nomes de outros governadores, sendo que Ratinho aparece com 4,6% dos entrevistados indicando o seu nome.

NO CENÁRIO nº4: O governador RATINHO JR. aparece na 2º COLOCAÇÃO COM 12,8%.

Neste cenário sem a presença do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Rep), e o de Minas Gerais, Romeu Zema, Ratinho Junior aparece em segundo lugar, com 12,8% das intenções de voto, com Lula liderando, com 37,7%; Ciro Gomes (PDT), em terceiro, com 9,2%; Simone Tebet (MDB), 8,7% e Eduardo Leite (PSDB), 4,1%. Não sabe ou não opinou, 6,4%.

NÚMEROS DO CENÁRIO 2:

Neste cenário tendo Jair Bolsonaro (PL) na corrida presidencial, Lula continua liderando com 22,2%; com o ex presidente na segunda colocação, com 14,3%; Tarcísio de Freitas, 1,3%; Ciro Gomes, 0,5; Michele Bolsonaro (PL), 0,4%; Romeu Zema e Simone Tebet, com 0,3%; Ratinho Junior, Tereza Cristina (PP), Eduardo Leite e Sergio Moro, com 0,1%.

Faltando 3 anos e 3 meses para o término de mandato de Lula ainda é muito cedo para se dizer que serão os nomes da disputa pela presidência da República , mas os nomes de Tarcísio de Freitas, Ratinho Junior e Romeu Zema devem ser o mais preferidos pela ala conservadora e direita do país.Outro nome que se destacou em porcentagem foi de Sergio Moro, mesmo com indicativos de que deverá ser cassado até o início de 2024.

No cenário 3 não havia o nome do governador para ser indicado.

 DETALHES DA PESQUISA

Tal amostra representativa do Brasil atinge um grau de confiança de 95,0% para uma margem estimada de erro de 2,2 pontos percentuais para os resultados gerais. Nas análises das questões por localidade, o grau de confiança atinge 95,0% para uma margem de erro de 3,4 pontos percentuais para o estrato da Região Sudeste, onde foram realizadas 864entrevistas, 4,3 pontos percentuais para o estrato da Região Nordeste, onde foram realizadas 550entrevistas, 5,7 pontos percentuais para o estrato da Região Norte + Centro-Oeste onde foram realizadas 313 entrevistas e 5,8 pontos percentuais para o estrato da Região Sul, onde foram realizadas 293entrevistas. A Paraná Pesquisas encontra-se registrada no Conselho Regional de Estatística da 1ª, 2ª, 3ª, 4ª, 5ª, 6ª e 7ª Região sob o nº 3122/23.
A amostra é representativa do eleitorado da área pesquisada e foi selecionada em três etapas. Na primeira etapa realizou-se um sorteio probabilístico dos municípios onde as entrevistas foram realizadas através do método PPT (Probabilidade Proporcional ao Tamanho), considerando a população eleitora com 16 anos ou mais residente nos municípios como base para essa seleção. Na segunda etapa, fez-se um sorteio probabilístico das localidades, onde as entrevistas foram realizadas, através do método PPT (Probabilidade Proporcional ao Tamanho), tomando a população eleitora com 16 anos ou mais residente nas localidades como base para essa seleção. Na terceira etapa, a seleção do entrevistado dentro da localidade, foi feita utilizando-se quotas amostrais proporcionais, em função das seguintes variáveis: gênero, faixa etária, grau de escolaridade e nível econômico. Fonte de Dados: IBGE Censo 2010 e TSE – Agosto 2023

Compartilhe