Rede de Proteção Animal de Curitiba faz vacinação e implantação de microchips gratuitos em cães e gatos da Caximba

00446427

Rede de Proteção Animal, da Prefeitura de Curitiba, promoveu novas avaliações clínicas e aplicação de vacinas múltiplas, antirrábica, vermífugos, antipulgas e implantou microchips em cães e gatos de moradores da Vila 29 de Outubro, na Caximba, nesta sexta-feira (10/5). O serviço foi acompanhado pelo vice-prefeito Eduardo Pimentel, que também vistoriou a construção das novas casas dentro do projeto do Bairro Novo da Caximba, maior intervenção socioambiental da história recente de Curitiba, e conversou com empresários do Tatuquara. 

O vice-prefeito Eduardo Pimentel acompanhou como são feitas as vacinas e conversou com os moradores atendidos. “Esse é um trabalho que a Prefeitura faz de cuidado com os nossos amigos pets. E logo vamos ter o Hospital Municipal Veterinário, o primeiro hospital veterinário público do Paraná”, disse Eduardo Pimentel.

Os veterinários da Associação Projeto Ajudei aplicaram vacinas em cães e gatos da dona Sueli Aparecido Brito. “Esse é um serviço muito importante da Prefeitura. Aqui tem muitos cães soltos na rua. Esse é um trabalho maravilhoso e com os animais vacinados, depois eles podem ser castrados, isso também vai evitar que cães e gatos fiquem abandonados nas ruas”, disse Sueli.

As vacinações e colocação de microchips também foram acompanhadas pelo diretor de Pesquisa e Conservação da Fauna, Edson Ferraz Evaristo de Paula; pelo superintendente de Controle Ambiental, Ibson Gabriel Martins de Campos; pelo administrador Regional do Tatuquara, Marcelo Ferraz; pelo coordenador-geral da Associação Projeto Ajudei, Aurélio Aguiar; e pela equipe de trabalho socioambiental do Bairro Novo da Caximba.

Castração

O diretor de Pesquisa e Conservação da Fauna, Edson Evaristo, explicou que as ações clínicas são uma etapa preparatória antes de serem feitas as castrações gratuitas. “Nos dias 24 a 29 de junho faremos mais uma rodada de castração de cães e gatos de moradores da comunidade da Vila 29 de Outubro”, explicou Evaristo.

Desde o início das ações na Vila 29 de Outubro, a Associação Projeto Ajudei já avaliou, vacinou e aplicou microchips em 661 animais e fez a castração em outros 455. Ao todo, já foram visitadas 1.082 casas. 

Casas em construção

Após ver a ação da Rede de Proteção Animal, o vice-prefeito Eduardo Pimentel vistoriou as casas da primeira quadra do projeto de Gestão de Risco Climático Bairro Novo da Caximba, que prevê reassentar 1.147 famílias e regularizar os domicílios de outras 546, organizando o território e permitindo a recuperação da área de preservação. No total, 1.693 famílias da Vila 29 de Outubro serão contempladas com o projeto.

“Estamos fazendo uma grande revolução aqui na região da Caximba”, afirmou Eduardo Pimentel.

Associação 

Outro ponto que o vice-prefeito passou foi a Associação de Proteção à Infância Vovô Vitorino, no Tatuquara. 

O terreno onde está a nova sede da Associação de Proteção à Infância Vovô Vitorino foi cedido, em outubro de 2023, pela Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab), para que a organização filantrópica pudesse ampliar suas atividades na região. No local são atendidas 50 crianças, de 6 a 13 anos, em situação de vulnerabilidade social. O vereador Beto Moraes também acompanhou a visita. 

Compartilhe