REDENÇÃO DO LITORAL PODE SER A CONTRUÇÃO DA BR- 101

unnamed (27)

Em mais do que uma oportunidade, este jornal demonstrou a importância da implantação da BR 101 que nos foi sonegada quando da construção daquela rodovia litorânea, do Rio Grande do Norte ao Rio Grande do Sul, pulando o litoral do Paraná.   Periodicamente, graves acidentes nas BRs 277 e 376, provocam a paralisação do tráfego, com enormes prejuízos para muitos.  

Ainda na semana que passou ocorreram deslizamentos na ligação Curitiba-Paranaguá e um grande acidente na ligação Curitiba-Garuva (SC). Horas e  mais horas de interdição, prejuízos incalculáveis. 

O trecho paranaense da BR 101 além de ser a redenção do litoral do Paraná, tem apenas cerca de 64 km de extensão, ligando a BR 277, em Morretes, às BRs 376/101, em Garuva. Já existe uma ligação em estrada de terra, cujo traçado passa no meio de duas reservas ambientais sem agredi-las. 

Hoje, além da recorrência de acidentes, veículos de carga oriundos do sul do país, sobem a BR 376, congestionam o Contorno de Curitiba, e descem pela BR 277 rumo a Paranaguá. Hoje, 13 localidades rurais de Morretes e de Guaratuba, são prejudicadas pela precariedade do acesso existente. 

A partir da BR 101, nos fundos da Baía  seria possível implantar dois acessos, um para Matinhos e outro para Guaratuba, diminuindo a distância entre a Capital do Estado e essas cidades turísticas e suas praias.

Na oportunidade, cabe ao IMPACTO perguntar: por onde, em Matinhos, em Caiobá e em Guaratuba, passarão os veículos de carga rumo à Ponte de Guaratuba?

Ao que nos consta, legalmente não será possível proibir de utilizá-la, mesmo caminhões e carretas de carga. 

PARANAGUÁ: 

LAR DE IDOSOS RECEBE NOVO VEÍCULO

Chegou ao Lar de Idosos Perseverança um novo veículo para atender as demandas da instituição filantrópica. O prefeito Marcelo Roque entregou o automóvel, adquirido pela Prefeitura de Paranaguá por meio de emenda parlamentar do deputado estadual Márcio Pacheco.

O repasse a instituição filantrópica é feito por intermédio do Termo de Fomento Anual. Além disso, o Lar Perseverança vem sendo beneficiado com repasses oriundos do Fundo Municipal da Pessoa Idosa, do qual, somente no ano de 2022, foram investidos R$ 102.997,32. A secretária municipal de Assistência Social, Ana Paula Falanga, destacou que a pasta junto ao Conselho do Idoso tem apoiado ações do Lar Perseverança.

PARANÁ PARTICIPA DE CONVENÇÃO COM PORTOS DA AMÉRICA

A Portos do Paraná participou nesta semana do principal encontro de gestores do setor logístico nas Américas. A convenção e exposição anual da Associação Americana de Autoridades Portuárias (AAPA), da qual a empresa pública paranaense é membro, é realizada em Orlando, nos Estados Unidos e foi desenvolvida até a última quarta feira (19).

O diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia, destacou a importância da presença em um grande evento internacional. Segundo ele, a maior vantagem é poder acompanhar os painéis de discussão. 

Além do diretor-presidente da Portos do Paraná, a comitiva paranaense no evento é formada pelo diretor jurídico, Marcus Freitas, e o superintendente de governança corporativa, Carlos Eidam de Assis.

PORTO ESPERA EXPORTAR 6,6 MILHÕES DE TONELADAS DE GRANEIS ATÉ DEZEMBRO

Neste último trimestre do ano, 6.602.000 toneladas de soja, milho, farelo e açúcar devem ser embarcadas pelo Porto de Paranaguá. Por mês, de outubro até dezembro, os 12 terminais privados e operadores dos silos públicos esperam carregar 2.200.667 toneladas dos produtos para exportação.A projeção para o embarque no período é 53,7% maior do que as 4.294.259 toneladas dos mesmos granéis carregadas de outubro a dezembro de 2021.

Compartilhe