Reforma tributária é o grande desafio para 2020, afirma Ricardo Barros

ricardo-barros1

O deputado Ricardo Barros (PP/PR) avalia que a reforma tributária será o grande tema a ser debatido e aprovado pelo Congresso Nacional neste ano. Segundo ele, o Congresso recuperou o protagonismo em 2019 com o debate e aprovação de matérias como a Reforma da Previdência, o pacote anticrime e o marco legal do saneamento.  

“O Congresso vem recuperando o seu protagonismo e isso permite  o avanço de pautas históricas. Discutimos e aprovamos no ano passado matérias importantes para ajustar as contas públicas, fortalecer os municípios, estimular o desenvolvimento e a melhoria das condições de vida da população. O desafio para 2020 é a reforma tributária”.  

Segundo Barros, a simplificação da cobrança de impostos com a consequente redução da burocracia é essencial para estimular a economia brasileira.

“Estudos apontam que a burocracia tributária custa R$ 60 bilhões por ano ao setor produtivo brasileiro. É um dinheiro perdido. Há empresas onde a área tributária é o maior departamento, ou seja, o empresário deixa de investir no aumento da produção, na contratação de mais funcionários para aplicar em maneiras para compreender e superar a complexidade do sistema tributário brasileiro”.

O deputado reforça que o novo sistema tributário facilitará o monitoramento e o combate das sonegações. “A reforma também incentivará que mais negócios saiam da informalidade e passem a contribuir ao Estado”.

Compartilhe