Nesta quarta-feira, 11 de fevereiro, a partir das 9h30, foi realizada uma reunião com a Polícia Militar do Paraná, por meio do batalhão responsável pelo Largo da Ordem, com a preocupação também de integração com o batalhão da região da Praça da Espanha, além da Guarda Municipal, órgãos da Prefeitura de Curitiba e entidades representativas do setor de bares, restaurantes e casas noturnas, com o objetivo de alinhar medidas preventivas de segurança, organização urbana e convivência social durante o Carnaval.
Participaram do encontro Fábio Aguayo, representando a Abrabar (Associação Brasileira de Bares e Casas Noturnas); Luciano Bartolomeu, pela Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes); e Jorge Tornato, representante do Centro Histórico Empresarial de Curitiba e empresário do Bar do Alemão.
A reunião teve como foco o Largo da Ordem, seu entorno, mas a ABRABAR lembrou da importância de um olhar especial a Praça da Espanha e entorno, regiões que tradicionalmente concentram grande fluxo de pessoas durante o período carnavalesco. Entre as orientações definidas, ficou estabelecido que os estabelecimentos devem encerrar as atividades externas às 2h30 da manhã, com mesas e cadeiras permitidas até 2h, exclusivamente para quem possui licença válida, além da organização e delimitação das áreas externas.
Funcionamento dos estabelecimentos
Os estabelecimentos que possuem estrutura interna regularizada poderão continuar funcionando normalmente, desde que sejam rigorosamente respeitadas a lotação máxima autorizada, as normas do Corpo de Bombeiros e a capacidade legal de cada local, sendo expressamente vedada qualquer forma de superlotação. Bares, restaurantes e casas noturnas com espaço interno adequado seguem autorizados a operar dentro dos limites legais.
Controle de acesso, circulação e fiscalização
Foi definido que haverá um cinturão de controle no entorno do Largo da Ordem, com restrição à circulação de veículos, sendo permitido o acesso exclusivamente a táxis e veículos de aplicativos, garantindo segurança, fluidez viária e acesso de emergência.
Como medida preventiva, não será permitida a entrada ou permanência de pessoas — incluindo foliões, consumidores e ambulantes — portando cooler com bebidas em recipientes de vidro ou produtos sem comprovação de origem fiscal. A medida visa coibir a venda e o consumo de bebidas ilegais, sem nota fiscal, falsificadas ou que representem risco à integridade física é a saúde pública das pessoas.
Haverá fiscalização e orientação conjunta por parte da Polícia Militar, Guarda Municipal, órgãos municipais competentes, com foco na prevenção, na segurança coletiva e no cumprimento da legislação vigente, foi solicitado a participação do PROCON nas medidas preventivas.
Prevenção sanitária, fiscal e limpeza urbana
Também foi reforçada a proibição do uso de recipientes de vidro no espaço público e a preocupação com a venda irregular de bebidas por ambulantes, especialmente produtos sem nota fiscal ou falsificados. Nesse contexto, foi destacada a importância de uma campanha de orientação do PROCON, tanto para coibir práticas ilegais quanto para orientar os próprios estabelecimentos, considerando os episódios envolvendo metanol, que geraram uma crise de repercussão nacional.
A reunião levou em conta ainda a limpeza urbana e a convivência com a tradicional Feira do Largo da Ordem, realizada aos domingos, um dos principais patrimônios culturais e turísticos de Curitiba, que recebe milhares de moradores e visitantes.
A iniciativa reforça o compromisso conjunto do poder público, das forças de segurança e do setor empresarial com um Carnaval seguro, organizado, legal e responsável, garantindo equilíbrio entre festa, atividade econômica, tradição cultural e bem-estar coletivo.
Esta nota tem como objetivo informar a imprensa, as autoridades e toda a categoria de bares, restaurantes e casas noturnas, orientando para que as informações sejam amplamente replicadas nas redes sociais, alcançando turistas, moradores e consumidores durante o Carnaval de Curitiba.