O presidente da Sumitomo Rubber do Japão, Ikuji Ikeda, confirmou ao governador Beto Richa que a empresa vai investir mais R$ 487 milhões na ampliação da fábrica de pneus na Fazenda Rio Grande, na região metropolitano de Curitiba. A unidade vai fabricar pneus de caminhões e ônibus. A Sumitomo tem o apoio do programa Paraná Competitivo. A ampliação da fábrica vai criar mais 600 empregos.
Em 2011, a Sumitomo instalou a unidade de produção de pneus para veículos comerciais leves na RMC. “O novo aporte da Sumitomo atesta o êxito do investimento inicial feito pelo grupo na implantação de sua fábrica, além de demostrar sua confiança no Paraná e na retomada do crescimento econômico nacional”, disse Beto Richa.
No final de 2015, os investimentos já somavam um total de R$ 750 milhões com uma geração de 1.200 empregos e produção diária de 15 mil unidades por dia, o que inclusive ultrapassou os objetivos iniciais. “Investimentos vigorosos como este consolidam o Paraná como a quarta economia estadual do Brasil e a terceira maior indústria de transformação do país”, disse Beto Richa.
Inicialmente, o projeto prevê a fabricação de 500 pneus de carga por dia. Além dos pneus para caminhões, a meta da empresa é passar de 15 mil para 18 mil unidades por dia de pneus de passeio. A construção da nova fábrica começará em março de 2017 e levará dois anos até sua conclusão. A fábrica de Fazenda Rio Grande atende, principalmente, o mercado interno brasileiro. Parte da produção é enviada para países do Mercosul, como Argentina e Chile.
(foto: Pedro Ribas/ANPr)
link matéria
http://www.aen.pr.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=89998&tit=Com-apoio-do-Estado-Sumitomo-investira-R-487-milhoes-na-RMC