O ex-diretor geral da ITAIPU, nos tempos do governo Lula, até tentou encarar um papel de vice-governador na candidatura do PT, mas a sina era muito triste e ele passou por muitos entraves até a aceitar esta incumbência. Jorge Samek (PT) foi um vice no modelo tampão ou a famigerada candidatura bucha de canhão, pois Hermas Brandão (PV) pulou da chalana em direção a Ribeirão Claro deixando Requião chupando no dedo.
Samek que estava tranqüilo na fazendo do Pantanal, perdeu a esposa Olivia em 2019, na pandemia em 2021 foi contaminado pela COVID-19 passando por momentos difíceis na UTI e venceu a doença com muita perseverança, mas ele foi intimado a ajudar o partido nesta insana candidatura e como bom militante, encarou com hombridade os péssimos números obtidos no estado.
Como Lula estava no segundo turno, Samek andou agitando nas redes sociais na tentativa de ajudar o companheiro de tantas pescarias. Samek sabe que a primeira tentativa de voltar à política não deu certo e agora só resta à vitória de Lula neste domingo para que ele e Requião ajeitem uma boquinha na Itaipu novamente. Caso não dê certo nenhum destes propósitos ele vai retornar ao Pantanal e poderá assumir até um papel no futuro remake da novela como o VEIO DO RIO.