A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) recebeu no Gabinete da Presidência prefeitos de mais de 100 municípios paranaenses, nos últimos 12 meses. Buscando a excelência na prestação dos serviços de água e esgoto, a Diretoria Executiva da empresa imprimiu uma rotina de atendimentos presenciais, dialogando com as lideranças municipais.
Esta aproximação é uma forma de facilitar e agilizar as demandas de cada município, com o propósito de antecipar a meta de universalização do saneamento, que é levar o serviço de coleta e tratamento de esgoto para 90% da população urbana do Paraná. No Estado, o acesso à água potável na região urbana já é universalizado.
“Um trabalho de excelência se faz ouvindo atentamente as necessidades de cada município, dialogando e encontrando soluções conjuntas para buscar aprimorar sempre e permitir que o Paraná seja referência em saúde e qualidade de vida”, afirma o Diretor-Presidente da Sanepar, Wilson Bley,
- A implantação e ampliação da rede coletora de esgoto foi um dos temas mais discutidos entre a Diretoria e os prefeitos que conseguiram encaminhar programas de parceria com a Sanepar para novos loteamentos e comunidades ainda não atendidas pelo serviço.
PAUTA – Nesta semana, o prefeito de Barra do Jacaré, Luiz Fabiano Zanatta, foi recebido na Sanepar para tratar do projeto de implementação da rede de esgoto para o Residencial Aurora, construído há aproximadamente dez anos.“Eu volto para o município em condições de melhorar o saneamento numa área crítica”, disse.
Para levar a rede de esgoto aos 300 moradores da região, a Sanepar e o Município poderão firmar um termo de parceria. “Propusemos parceria entre a Sanepar e o Município para agilizar a ampliação do esgoto sanitário, buscando antecipar a meta de universalização do saneamento, que é de 90% até 2033”, comentou Bley. Com 2,8 mil habitantes, 93,5% da população de Barra do Jacaré é abastecida com água tratada e 81,42% possuem acesso ao serviço de coleta e tratamento de esgoto.
O acompanhamento das obras também faz parte das conversas entre a empresa e as prefeituras. Em maio, o prefeito de Moreira Sales, Luiz Antonio Volpato, tratou das obras planejadas para a cidade. Um termo de parceria assinado em março passado, prevê investimentos na ordem de R$ 2,58 milhões na ampliação do sistema de esgotamento sanitário do município da região Centro-Oeste do Paraná. As obras contemplam a ampliação de 13,9 mil metros de rede coletora de esgoto na área urbana, para atendimento de 830 famílias, beneficiando mais de 2.500 pessoas. “A Companhia sempre nos atendeu com receptividade e buscando encontrar boas soluções”, observou Volpato.
Levar água tratada e saneamento para comunidades rurais também faz parte da pauta dos municípios. O Programa de Saneamento Rural, que é realizado em parceria com Governo do Estado do Paraná, prefeituras e as comunidades beneficiadas, tem mais de 40 anos e integra as parcerias e convênios tratados com os prefeitos. Ao longo dessas quatro décadas, foram executadas mais de 2,4 mil obras e implantadas mais de 128 mil ligações de água para atender, hoje, cerca de 520 mil pessoas que vivem nas comunidades rurais em todas as regiões do Paraná.
- MAIS PERTO DA COMUNIDADE – Além das reuniões na sede da Sanepar, a Companhia também participa de eventos que promovem a aproximação com os municípios. Pelo projeto Sanepar Perto de Você, os mais variados serviços da empresa vêm sendo levados para praças, ginásios de esportes e espaços culturais, visando estreitar o relacionamento com as comunidades.
Em fevereiro deste ano, no evento Paraná Mais Cidades, promovido pelo Governo do Estado, a Diretoria Executiva da Sanepar recebeu os prefeitos e lideranças que conversaram sobre programas e investimentos que vão atender as especificidades das suas cidades.
O prefeito de Honório Serpa, João Carlos Garbin, foi uma das lideranças municipais que buscaram informações sobre os serviços oferecidos pela Sanepar. “Vim buscar saber sobre todos os projetos que a Sanepar tem para os municípios e que podem fazer parcerias. Em especial, em relação à nossa área rural. Nós temos uma demanda muito grande e precisamos ajudar nossos agricultores. Temos uma dificuldade de captar água. Então conversamos e temos certeza de que poderemos tornar as demandas realidade”, disse durante o evento.
Em agenda contínua, a Diretoria Executiva da Sanepar segue buscando sempre as melhores alternativas para cada demanda, seja viabilizando as parcerias, buscando soluções e tecnologias inovadoras ou por meio das recém-implementadas parcerias público-privadas, tendo em vista ampliar o saneamento em todo o estado. “A expertise da Sanepar na operação dos sistemas de água e esgoto, com investimentos em novas tecnologias e novos modelos, fazem do Paraná um modelo de excelência em saneamento, e cada um dos representantes municipais que recebemos, fala em nome dos paranaenses, a quem buscamos prestar sempre o melhor serviço”, conclui Bley.