Na terça-feira (28), a Assembleia Legislativa do Paraná aprovou em segundo turno e redação final o projeto de lei que cria o programa CNH Social, uma iniciativa que promete mudar a vida de milhares de pessoas de baixa renda.
A proposta — que agora segue para sanção do governador Ratinho Júnior — vai oferecer 5 mil carteiras de habilitação gratuitas em sua primeira fase, por meio do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR).
O objetivo é claro: garantir mais inclusão, oportunidade de trabalho e mobilidade social a quem sempre sonhou em conquistar a primeira habilitação, mas não tinha condições financeiras para isso.
O presidente do Detran-PR, Santin Roveda, comemorou a aprovação e destacou os avanços do órgão nos últimos meses. “É notícia boa atrás de notícia boa! Não faz nem um mês que efetuamos a redução do IPVA para o menor patamar do Brasil e aumentamos as possibilidades de isenção. Estamos tirando todos os obstáculos para quem quer ter um veículo — seja para trabalhar, para o lazer ou apenas para passear com a família em segurança”, afirmou.
Além da habilitação gratuita, o programa prevê iniciativas voltadas a jovens e mulheres, como o “CNH nas Escolas”, que atenderá recém-formados no Ensino Médio em busca de qualificação profissional, e o “Mais Mulheres na Direção”, que incentiva a presença feminina no trânsito. Também haverá cotas especiais para Pessoas com Deficiência (PCDs).
Santin Roveda ressaltou ainda que o Detran-PR já está mobilizando parceiros para colocar o projeto em prática. “Estamos trabalhando ao lado dos Centros de Formação de Condutores, das autoescolas, médicos e psicólogos de trânsito, para concretizar essa grande parceria que vai beneficiar milhares de paranaenses.”
Com o CNH Social, o Paraná se junta a outros estados brasileiros que já oferecem o benefício, reforçando o compromisso com a inclusão, empregabilidade e dignidade social.
Uma carteira de motorista pode ser o primeiro passo para transformar uma vida. E agora, milhares de paranaenses estão prestes a dar essa arrancada rumo a novas oportunidades.