A premiação do Aluno Nota 10 foi entregue em cerimônia na Câmara Municipal de São José dos Pinhais na última quarta-feira (6) e na sexta-feira (8). Este ano estão contemplados o total de 216 estudantes dos ensinos Fundamental, Médio e Especial. Tanto as escolas públicas quanto as privadas do município estão na premiação, organizada pela Escola da Cidadania.
No primeiro dia de evento, os estudantes do Ensino Fundamental receberam seus troféus e certificados. O presidente da Casa, vereador Allax Siqueira (MDB) destacou a importância do apoio à educação por parte do legislativo. “Quando nós, gestores públicos, investimos na educação, investimos no futuro de nossa cidade”, afirmou, “por isso dobramos o tamanho da Escola da Cidadania nos últimos anos”, complementou o presidente.
O vice-prefeito de São José dos Pinhais, Professor Assis, lembrou que foi, como vereador, um dos autores da Lei nº1585 de 2 de agosto de 2010, que instituiu a premiação. “As escolas valorizaram essa premiação, que começou com poucos participantes, começamos com 45 alunos e hoje temos 216”, disse o vice-prefeito. “Hoje temos alunos que querem ganhar uma, duas, quatro vezes”, concluiu.
O estudante Eduardo Gabriel de Oliveira, da Escola Municipal Castro Alves, falou em nome de todos os premiados da manhã. “Ser um Aluno Nota 10 é sobre ter atitude, curiosidade e dedicação a tudo aquilo que você faz”, discursou. Já a estudante Cecília Maria Pereira, da Escola Municipal Francisco Claudino, falou sobre a importância da oportunidade: “Eu não conseguiria sem meus professores e a minha escola”, agradeceu.
Presenças
Também prestigiaram o evento durante a quarta-feira o vice-presidente da Casa, Samuel Pinheiro (Podemos) e os vereadores Paulinho Maradona (PSD), Luiz Monteiro (PSD), Delegado Michel (Podemos) e Juliano Martins (PSD).
Ensino Médio e Especial
Os estudantes dos ensinos Médio e Especial foram agraciados durante a sexta-feira (8). Na ocasião, a Câmara Municipal foi representada pelo corregedor, vereador Sinésio Januário (Podemos). “A educação é o fundamento de tudo, tudo que existe passa pela educação”, lembrou o corregedor, “se não tivermos boas escolas, não teremos bons cidadãos, então parabéns pelo trabalho”, concluiu Sinésio.
Pela manhã, a estudante Nicole Banini, do Colégio Estadual Shirley Machado, falou em nome de todos os vencedores. “Esse prêmio significa para mim que os meus esforços valeram a pena, que me reconheceram, como todos os demais aqui”, garantiu. À tarde, Laís Gonçalves, da Escola Bilíngue Professora Ilza Santos, discursou em linguagem de sinais, representando os estudantes. “Estou muito feliz em conseguir superar as barreiras e chegar agora ao 6º ano”, comemorou.
Na sexta-feira, participaram da entrega dos prêmios, os vereadores José Possebon (Podemos), Paulinho Maradona (PSD) e Delegado Michel (Podemos).
Apresentações
Durante os dois dias, aconteceram apresentações artísticas antes da entrega dos prêmios. Passaram pelo Plenário Segismundo Salata, na quarta-feira, o grupo de dança Aginarc e da Casa Verde e, na sexta-feira, o balé da Unissono Dança e o grupo teatral da Casa Verde.