Engenheiro de formação, ele comandou a capital paranaense de 1975 a 1979
O ex-prefeito de Curitiba Saul Raiz morreu na noite de sexta-feira (3), aos 91 anos. Engenheiro de formação, Raiz comandou a capital paranaense entre 1975 a 1979.
Foi também responsável pelo projeto original do Mercado Municipal de Curitiba, além de diretor de Urbanismo da prefeitura de 1954 e 1958.
Raiz também comandou o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) do Paraná durante o governo de Ney Braga (1979-1982) e esteve à frente da construção da Rodovia do Café.
Além de gestor público, com atuação também no governo estadual, desenvolveu carreira no setor privado: foi presidente da Klabin por dez anos e foi responsável pelo Grupo de Integração de Política e Transporte do Banco Mundial para Região Sul do Brasil.
Em nota, o governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior (PSD) lamentou a morte do ex-prefeito de Curitiba.
“Saul Raiz deixa um legado importante para o nosso estado. Ele participou do Plano Diretor de Curitiba, aprovou um novo zonamento para a cidade, levando em consideração questões ambientais, e foi responsável pela obra da Rodovia do Café, fundamental para o desenvolvimento do Paraná”, disse o governador.
O prefeito da capital paranaense, Rafael Greca (DEM), também lamentou a morte e decretou luto oficial de três dias na cidade.
“Bendita seja sua memória, foi um grande prefeito”, disse Greca, em nota. “Foi notável no desenvolvimento dos bairros de Curitiba, na implantação de creches e escolas. Também brilhou como executivo das Indústrias Klabin”, completou.
Fonte: CNN Brasil