Já está na hora da concessionárias Via Araucária e EPR Litoral Pioneiro – que estão administrando os lotes 1 e 2 do novo pedágio do Paraná, colocarem a mão na massa, porque ao completar 6 meses no último dia 28 de agosto, o que mais se viu até agora é capina, roçada e serviço de guincho. Manter de fachada por enquanto a tal manutenção e obras emergenciais nas rodovias, já não servem mais como discurso. Os usuários estão sofrendo com alguns trechos da estrada que vai para Paranaguá e para o interior do estado com vários pontos de asfalto rachado e sem a devida cobertura.
O único trecho que se tem um pouco melhor de pista é bem próximo as Praças de Cobrança, que são utilizadas para dar a famosa maquiagem quando o cidadão chega para pagar.
As duas pedageiras devem parar de enrolar os usuários, que estão enchendo os cofres das duas concessionárias e nada de obras e pavimentos em condições normais de tráfego. A conversa mole de que irão colocar R$ 30 bilhões em 30 anos é para boi dormir. Cobrar por um tempo e reinvestir com o dinheiro do próprio cidadão é malandragem de empreiteira!
LEILÃO DE CONCESSÃO DOS LOTES 3 E 6 DEVE SER REALIZADO EM DEZEMBRO
A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) autorizou na última quinta-feira (05) a publicação dos editais de concessão dos lotes 3 e 6 das rodovias do Paraná. As datas previstas do leilão na B3, em São Paulo, são, para o Lote 3, 12 de dezembro, e para o Lote 6, 19 de dezembro. Os editais já passaram pela aprovação do Tribunal de Contas da União (TCU). O período de concessão é de 30 anos.
Os dois lotes somam mais de 1,2 mil quilômetros de estradas estaduais e federais, passando pelas regiões dos Campos Gerais, Vale do Ivaí e Norte (Lote 3) e Centro-Sul, Oeste e Sudoeste (Lote 6). São 22 municípios envolvidos no Lote 3 e 32 no Lote 6.
PEDÁGIO NO PARANÁ PRIORIZARÃO SISTEMA FREE FLOW
Nos próximos editais para concessão de rodovias no estado serão priorizadas as empresas que utilizem o sistema de pedágio free flow. O sistema permite que veículos passem sem parar ou reduzir a velocidade para o pagamento, utilizando pórticos com sensores para identificar veículos por TAGs ou placas.