O perito Eduardo Tagliaferro, ex-assessor do ministro Alexandre de Moraes no Tribunal Superior Eleitoral, foi detido pela polícia na Itália nesta quarta-feira (1º/10). A informação é do advogado Eduardo Kuntz, que representa o ex-assessor.

Foragido, Tagliaferro falou de forma remota em audiências na Câmara e no Senado
Tagliaferro foi levado à delegacia e submetido a uma ordem de restrição de circulação, mas não ficou preso. Segundo Kuntz, o perito foi apenas notificado sobre o processo de extradição aberto contra ele, no final de julho, a pedido de Alexandre. Ele é considerado foragido da Justiça brasileira desde então.
Em nota, o advogado afirmou que Tagliaferro “entregou todos os seus documentos, comprometeu-se a não sair da cidade em que está residindo e agora está seguro em, no momento processual oportuno, demonstrar que estes expedientes são arbitrários, impertinentes e, por consequência, absolutamente ilegais”.
O nome de Tagliaferro veio à tona em agosto de 2024, quando o jornal Folha de S. Paulo afirmou que Alexandre usou “procedimentos informais” para investigar pessoas no TSE. As reportagens se basearam em mensagens trocadas entre o ministro e seu assessor à época.
Há menos de um mês, o perito foi denunciado pela PGR pelos crimes de violação de sigilo funcional, coação no curso do processo, obstrução de investigação e tentativa de abolição violenta do Estado democrático de Direito.
À distância, Tagliaferro tem feito acusações a Alexandre em audiências públicas promovidas por parlamentares bolsonaristas.
Também em setembro, em audiência na Câmara, ele afirmou que a deputada federal licenciada Carla Zambelli (PL-SP), hoje presa na Itália, era um dos alvos preferenciais do monitoramento requerido por Alexandre. A congressista, que participou da reunião por videoconferência, se disse emocionada e agradeceu pelo apoio do perito.
A revista eletrônica Consultor Jurídico mostrou que Tagliaferro, quando ainda estava no Brasil, prestou serviços para outro foragido na Itália: o litigante profissional Luiz Eduardo Bottura, que responde a uma ação penal por ter encomendado a instauração de um inquérito fraudulento na Polícia Civil de São Paulo.
( fonte : https://www.conjur.com.br/2025-out-01/tagliaferro-ex-assessor-de-alexandre-e-detido-na-italia-diz-defesa/)))