TARIFA DE ÔNIBUS SOBE PARA R$ 3,15 NA SEXTA-FEIRA

ONIBUS

A partir da zero hora de sexta-feira (6), a tarifa de ônibus em Curitiba passa dos atuais R$ 2,85 para R$ 3,15 para pagamento em cartão-transporte e R$ 3,30 para pagamento em dinheiro.

A tarifa de R$ 2,85 vigorava desde março de 2013. Portanto, a correção de R$ 0,30 (10,5%) não recompõe sequer a inflação dos últimos dois anos – aproximadamente 12%.

No mesmo período, o salário base dos trabalhadores do transporte, que representa quase 50% do valor da tarifa, teve reajuste médio de 20% – sem contar 2015.

A Prefeitura de Curitiba assume integralmente o pagamento do subsídio das linhas urbanas, que será de R$ 2 milhões por mês.

O reajuste faz parte do esforço da Prefeitura para manter a integração e a tarifa única. Com esse novo valor, o subsídio do Governo do Estado cai de R$ 7,5 milhões/mês em 2014 para cerca de R$ 7 milhões/mês em 2015.

Se o Estado concordar, o valor por ele repassado será exclusivo para atender a região metropolitana, visto que legalmente o transporte intermunicipal é de responsabilidade dos Estados.

Mesmo assim, se o Estado não concordar com os valores, para manter a integração a Prefeitura de Curitiba sugere que o subsídio estadual seja repassado diretamente às empresas metropolitanas, sem passar pelos cofres do Fundo de Urbanização de Curitiba (FUC).

A expectativa é que a tarifa técnica fique em torno de R$ 3,60.

Para estimar o valor da nova tarifa técnica urbana, a Prefeitura está considerando os percentuais de reajuste dos itens que compõem a planilha de custos do sistema e projetando uma variação salarial dos trabalhadores próxima do INPC dos últimos 12 meses.

Qualquer nova decisão judicial que atenda reivindicações de trabalhadores ou empresários será comunicada a população e causará novo desequilíbrio no sistema.

Além do custo de operação, que é o pagamento feito às empresas, Curitiba responde sozinha pela manutenção da infraestrutura do transporte coletivo de 21 terminais urbanos, 81 quilômetros de canaletas, 357 estações tubo e 6,5 mil pontos de parada de ônibus. Em 2014, foram R$ 30 milhões sem contar despesas com pavimentação e manutenção das canaletas, estrutura viária e iluminação de pontos de ônibus. Este valor não está incluído na tarifa.

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