Se as eleições presidenciais fossem hoje, um terço dos eleitores votaria em algum nome diferente de Jair Bolsonaro (sem partido) e de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Na simulação de primeiro turno, 27% apostam em um candidato de terceira via. Em primeiro lugar aparece o ex-presidente, com 33%, seguido de Bolsonaro, com 32%. Considerando a margem de erro, que é de três pontos percentuais para mais ou para menos, há um empate técnico.
Os dados são da mais recente pesquisa EXAME/IDEIA, projeto que une Exame Invest Pro, braço de análise de investimentos da EXAME, e o IDEIA, instituto de pesquisa especializado em opinião pública. O levantamento ouviu 1.200 pessoas no mês passado. “É interessante perceber que a somatória das outras candidaturas está praticamente empatada com Lula e Bolsonaro. Se houver uma convergência de nome, a terceira via se torna uma possibilidade real”, diz Maurício Moura, fundador do IDEIA.
A grande questão é ter um único nome que concentre todos os votos da terceira via, para aí sim, disputar um segundo turno, seja com Lula ou com Bolsonaro. A pesquisa EXAME/IDEIA também perguntou se o eleitor gostaria que o próximo presidente não fosse nem Lula, nem Bolsonaro. Do total de entrevistados, 41% concordaram com esta frase. Há um mês, este grupo que quer uma terceira via representava 38% do eleitorado. Vale ressaltar que dentro deste grupo há pessoas que votam nulo, branco, ou mesmo preferem nem ir votar caso haja apenas os dois candidatos.
POR QUE O ATUAL VICE-MOURÃO NÃO PODE SAIR CANDIDATO EM 2022 E PROVOCAR UMA NOVA FORMATAÇÃO DE CANDIDATOS A PRESIDENTE?
Em recente entrevista o vice-presidente da República, Hamilton Mourão, que é do PRTB- Partido Renovador Trabalhista Brasileiro , admitiu que não deve ser escolhido pelo presidente Jair Bolsonaro para compor a chapa do mandatário nas eleições do ano que vem. Não foi a primeira vez que ele falou desta possibilidade de ser preterido por Bolsonaro, isso porque, desde o segundo semestre do ano passado, os dois têm passado por uma série de desentendimentos. Outro fato é que a quantidade de reuniões entre os dois diminuiu muito e em determinadas situações Bolsonaro chegou a rebater publicamente declarações dadas pelo vice.Mas o que se nota politicamente é que o partido do vice, o PRTB, não está acomodado e no país inteiro o PRTB anda fazendo filiações e formalizando pré candidatos.
PRTB ARTICULA NO PARANÁ
No Paraná o ex-vereador Chico do Uberaba, que era do PMN, assumiu a presidência do PRTB no Paraná juntamente com o vice Luiz Carlos e está formando chapa de deputado Federal, deputado Estadual e senador, para concorrer o pleito de 2022. Nesta semana inclusive, Chico do Uberaba recebeu a viúva de Fidelix, Aldineia Fidelix que é a Presidente Nacional do PRTB, para formar a parceria do partido e alinhar a visita da semana que vem em Brasília ao vice-presidente Mourão.

Na sede do partido a presença de Levy Francisco Fidelix, o Presidente do PRTB do Paraná Chico do Uberaba, a Presidente Nacional do PRTB Aldineia Fidelix, Luiz Carlos e a Lívia Maria Fidelix, a filha do falecido Levi, que morreu de complicações do covid em 23/04/2021.